Página Inicial Notícia

EDUCAÇÃO 30/04/2021 Prefeitura de Franco da Rocha se prepara para volta às aulas presenciais na rede municipal

Prefeitura de Franco da Rocha se prepara para volta às aulas presenciais na rede municipal

A prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, se prepara para o retorno das aulas presenciais da rede municipal no dia 3 de maio. Com isso, serão realizadas mudanças na rotina escolar em razão da necessidade de manter o distanciamento social e evitar contaminações pela Covid-19, retomando gradativamente as atividades presenciais e apresentando a nova organização das unidades, como, horários, transporte escolar, merenda, distribuição e uso do material escolar, entre outros

Retorno com limite de ocupação das salas

O início das aulas presenciais acontecerá com grupos escalonados de alunos, até o limite de 35% de ocupação, conforme orientações do Plano São Paulo (fases vermelha e laranja). As escolas foram orientadas a garantir que cada aluno matriculado, ao menos no ensino obrigatório da rede municipal, possa frequentar aulas presenciais no mínimo uma vez por semana durante as fases vermelha e laranja; e duas vezes por semana durante a fase amarela, respeitando as recomendações das autoridades da saúde pública. Todos os profissionais da educação já retornaram ao regime presencial desde 19 de abril e estão cumprindo horário de trabalho com alunos em regime remoto. Nesses dias, as unidades escolares aproveitaram para informar as famílias sobre a organização das escolas, dos EPIs existentes e do plano de trabalho construído por cada unidade.

Principais cuidados

Todas as 50 escolas da rede municipal foram equipadas com termômetros, dispenser com álcool em gel, água e sabão para garantir a higienização frequente das mãos, máscaras para os alunos, máscaras e faceshield para os funcionários. As salas de aula serão organizadas com distanciamento adequado entre as mesas dos alunos e do professor e sinalização de distanciamento nos banheiros e pátio.

Frequência dos alunos

Os alunos do ensino obrigatório terão o direito de frequentar as aulas no mínimo uma vez por semana durante as fases vermelha e laranja; e duas vezes por semana durante a fase amarela, em sistema de revezamento e, nos demais dias deverão participar das atividades remotas.

O retorno às aulas presenciais não será obrigatório, assim, as famílias podem decidir se os estudantes retornarão ou não às aulas presenciais. Mas vale lembrar que na consulta às famílias, já feita em setembro de 2020 e repetida em fevereiro de 2021, 80% das famílias manifestaram-se favoráveis ao retorno das aulas presenciais.

Creches

As creches foram orientadas a organizar a frequência escalonada, mas atender diariamente as crianças do período integral, que permanecem por 12h na escola, caso seja possível a partir da organização dos ambientes.

Alunos sem acesso à internet

Os alunos sem acesso à internet poderão frequentar as aulas todos os dias, bem como as turmas de reforço, que terão início em março. Para isso, a família deverá procurar a direção da escola para organizar a rotina da criança.

Procedimento em caso de sintomas

Caso apresentem algum sintoma de gripe ou resfriado que possa ser confundido com a Covid-19, o profissional da escola ou aluno deve ser isolado imediatamente em um espaço destinado para isso e a escola notificará o caso suspeito à Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Vale ressaltar que durante o período de afastamento, não haverá prejuízo ao profissional ou aluno, mas é necessário apresentar o registro do atendimento e da recomendação do médico.

Todas as diretrizes para o retorno das atividades estão disponíveis no Manual de Volta às Aulas, disponível para download no item ANEXOS, localizado na aba lateral esquerda desta página.

Texto: Luana Nascimento - Arte: Dalmir Junior

Arquivos Anexos Clique na seta para download

Descrição Data Tamanho Baixar
Manual de volta às aulas - Franco da Rocha 30/04/2021 807.32 KB