Página Inicial Notícia

SEGURANÇA PÚBLICA 03/05/2021 GCM realiza aula inaugural de curso preparatório para 20 novos agentes

GCM realiza aula inaugural de curso preparatório para 20 novos agentes

A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou na manhã desta segunda-feira (3), a aula inaugural do curso preparatório para ingresso de novos agentes. O evento foi realizado no Centro Social Urbano (CSU), localizado no parque municipal, seguindo todos os protocolos de segurança e higiene para evitar a disseminação do Coronavírus. Veja fotos do evento.

A solenidade reuniu autoridades municipais, como o prefeito Dr. Nivaldo Santos, o secretário de Segurança Pública Dorival José da Silva, o comandante da GCM Elias Domingos, o Subcomandante Costa, os vereadores Sheila Renteiro, Rodrigo da Brasil, Ramon Melo, Cesinha Rodrigues e Edilson Marques, além de parte do efetivo da guarda.

Ao todo, 20 novos agentes serão incorporados ao efetivo, que passará a contar com uma equipe de 94 servidores atuando diretamente na preservação do patrimônio público, combate à criminalidade e preservação da ordem. O curso de formação para os novos agentes terá carga horária de 740 horas, em que serão ministradas aulas práticas e teóricas de Funções e Atribuições das Guardas Municipais; Ética; Direitos Humanos; Prevenção e Combate à Incêndios; Noções Básicas de Primeiros Socorros; Armamento e Tiro; Defesa Pessoal e Noções de Sociologia da Violência, Homofobia e Movimentos Sociais, entre outras disciplinas. Os instrutores serão agentes especialistas que integram a GCM do município.


Delegado da Polícia Civil com mais de 35 anos de experiência, o prefeito Dr. Nivaldo Santos parabenizou os ingressantes e falou sobre seu compromisso com a valorização da GCM de Franco da Rocha. "Essa ampliação em mais de 25% do efetivo visa garantir mais segurança para a nossa cidade. Fiquem atentos à conduta de vocês e busquem sempre o equilíbrio e o trabalho sério para com o cidadão. Sejam companheiros da população e tenham sempre como metas o cuidado e proteção do povo franco-rochense".


Em sua fala, o secretário de Segurança Pública, Dorival José da Silva, agradeceu aos ingressantes por escolherem a GCM de Franco da Rocha. "Espero que os senhores saibam filtrar tudo o que for positivo e tenham discernimento para seguir com os objetivos de vocês. Aqui vocês terão os melhores instrutores, que inclusive fazem parte da corporação e que serão referência para as suas vidas", declarou.

Após liderar a apresentação do efetivo e agradecer a presença de todos, o comandante Elias Domingos falou sobre a chegada da nova turma. "Sejam bem-vindos à família azul-marinho. Recebo vocês com orgulho e alegria. Como toda família, enfrentaremos bons momentos e momentos de crise, mas todos são importantes para o nosso crescimento e, tenham certeza, que teremos a melhor turma da região. Contem sempre conosco", destacou o comandante.


A nova agente Barbara Perbelini falou sobre a emoção em fazer parte do time da GCM do município. "Eu estou muito feliz, um pouco ansiosa por ser tudo muito novo, mas muito contente. Quero aprender tudo o que o curso me proporcionar. Foi quase um ano entre a abertura do edital até o início do curso com uma pausa por conta da pandemia, o que aumentou um pouquinho a ansiedade, mas valeu muito a pena esperar", comentou.

Segundo o comandante Elias Domingos, a previsão é que os agentes iniciem os trabalhos na corporação em até até três meses.

Texto: Luana Nascimento - Foto: César Iury