Página Inicial Notícia

CONTRA O AEDES AEGYPTI 22/02/2016 Mais de cinco toneladas de materiais são recolhidos na Operação Cata-Treco, no Jardim Cruzeiro

Mais de cinco toneladas de materiais são recolhidos na Operação Cata-Treco, no Jardim Cruzeiro

A operação Cata-Treco foi realizada no último sábado, no bairro do Jardim Cruzeiro, onde cinco caminhões recolheram pertences que os moradores não tinham mais interesse e que poderiam se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Na ocasião, cinco caminhões recolheram aproximadamente cinco toneladas de materiais, como geladeiras, tanques velhos, máquinas de lavar roupas, televisores, sofás, vasos sanitários, entre outros.

Junto com a operação Cata-Treco, também aconteceu a operação Casa a Casa que visitou 350 residências, em busca de criadouros do mosquito.

A gestora da Vigilância Epidemiológica de Zoonose do setor de combate ao Aedes aegypti, Carolina Santiago, ficou impressionada com a desatenção da população em situações simples do cotidiano. “Encontramos muitas caixas d´água abertas, muito entulho e diversos criadouros do mosquito. Em uma das casas, recolhemos tantos materiais que foi capaz de encher um dos caminhões”, afirmou.

Jussara Silva, responsável pela comunicação do setor de Vigilância Epidemiológica, comentou sobre a ação que foi realizada no Jardim Cruzeiro. “A quantidade de material retirado foi bem maior do que na ação anterior, que ocorreu no Parque Montreal, apesar de ser uma área mais próxima ao centro, a quantidade de material recolhido foi assustadora. Saímos com cinco caminhões bem cheios e a operação foi um sucesso”, disse.

Franco é Mais Saúde

Junto com a operação contra o mosquito Aedes aegypti, aconteceu a ação Franco é Mais Saúde, que contou com uma van e um ônibus, responsáveis por levar serviços de odontologia, coleta de papanicolau, teste rápido para AIDS, sífilis e hepatites virais. Com exceção da BCG, a população também podia tomar vacinas contra gripe e HPV. Outro serviço disponível no bairro foi a emissão do cartão SUS.

Próxima Ação

Os agentes de saúde e também os de vetores voltarão às ruas neste sábado (27), das 9h às 13h, no Jardim Bandeirantes, para realizarem a visita Casa a Casa e levar os diversos serviços de saúde aos moradores do bairro.

(Texto: Ewerton Geniseli)