Página Inicial Notícia

CONTRA O AEDES AEGYPTI 19/04/2016 No comparativo com 2015, Franco registra queda de 77% no número de casos de Dengue

No comparativo com 2015, Franco registra queda de 77% no número de casos de Dengue

A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Controle de Zoonoses, fez um levantamento que aponta a diminuição de casos de Dengue autóctones (pessoas que pegaram a doença no município), no período que compreende o mês de janeiro até a primeira semana de abril. O levantamento mostra uma redução de 82 casos em 2015 para 19 em 2016, o que representa uma diminuição de 77 %.

Segundo apontamento do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, essa diminuição se deu por conta de uma reestruturação do setor de controle de vetores feito pela Secretaria Municipal de Saúde, intensificação do trabalho de campo: vistorias Casa a Casa, principalmente nos bairros prioritários e aos mutirões realizados pelos Agentes de Vetores e Agentes Comunitários de Saúde, que acontece desde o mês de dezembro de 2015.

Além disso, houve uma parceria da Secretaria de Saúde com a de Secretaria de Educação, que se tornou responsável por promover a integração de professores, alunos, funcionários e envolver toda a gestão das escolas no combate ao mosquito Aedes aegypti.

A Operação Cata Treco, que aconteceu por diversas vezes junto com os mutirões contra o Aedes aegypti, ajudou a recolher objetos que os munícipes não tinham mais interesse. A vistoria constante em pontos estratégicos e imóveis denunciados e o apoio de grande parte da população foram fundamentais para diminuir o número de casos no município.

Mesmo com essa redução, Franco da Rocha segue combatendo o Aedes aegypti de forma intensiva, com a visita dos agentes de controles de vetores em diversos bairros, entrega de folhetos informativos e distribuição gratuita de tela de proteção para tampar caixas d´ água, além da continuidade da aplicação do inseticida (fumacê) para eliminar os mosquitos, em pontos estratégicos.

(Texto: Ewerton Geniseli - Foto: Karina Müller)