CULTURA 05/01/2018 “Cinema lá fora” fará parte das noites de quem pratica atividades no Parque Municipal

Uma vasta programação do projeto “Cinema lá fora”, garante cenas inéditas de curtas-metragens no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais.

O evento permite aos franco-rochenses dar um tempo na rotina e aproveitar um bom filme sem precisar enfrentar as filas. Com um clima aconchegante e familiar, o cinema ao ar livre reflete lembranças de tempos antigos quando os filmes em preto e branco eram exibidos nos telões, na rua.

A atividade desenvolvida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer começa na próxima sexta-feira (12), com o filme “O pequeno Pé Grande”, que é filho do Pé Grande e de uma mulher da cidade. O menino peludinho é diferente dos colegas e do que a sociedade está acostumada. Sua vida é uma grande jornada na floresta em busca de seu pai.

Em seguida, o telão exibirá “Guida”, um curta-metragem dirigido por Rosana Urbes, que oferece uma reflexão sobre o processo artístico de recuperação de inspiração, mostrando a arte como um agente de transformação do conceito de beleza. A história acontece em torno da vida de uma senhora que trabalha como arquivista em um tribunal há mais de 30 anos e tem sua rotina alterada após ver um anúncio em um jornal, de aulas de desenho.

Logo após, com duração de 11 minutos, o filme “DaliVinCasso” conta a história de dois pintores que viviam em um quadro e são libertos após um pingo de água cair sobre a obra de arte.

Para encerrar a noite, o cinema lá fora nos transporta para a vida de Fabinho, em “Meu Pequeno Herói Não Sabe Voar”. A trama acontece em dois mundos contrapostos, sendo o de Fabinho que decola e de sua mãe que aterriza. O filme nos ensina a voar através do olhar e leveza de uma criança.

Mais Cinema lá fora

Os filmes que fazem parte da programação de férias no Parque continuam no dia 19, com “O Melhor Som do Mundo”, que é a coleção de músicas de Vinícius, que vive o desafio de encontrar o melhor som.

Artes urbanas é o foco na apresentação seguinte “Graffiti Dança”, que mostra elementos de arte espalhados pela metrópole brasileira.

O público também terá oportunidade de assistir “Osiba Kangamuke, Vamos lá Criançada!”, uma produção coletiva entre cineastas indígenas, não-indígenas e antropólogos. Encenado por crianças Kalapalo que apresentam aos espectadores, as tradições a partir de suas próprias perspectivas.

Dirigido por Alê Abreu, o filme “O menino e o mundo” conta a história de um garoto que sente muita falta de seu pai e decide deixar sua aldeia. Quando isso acontece, ele descobre um mundo fantástico, dominado por máquinas-bichos e seres estranhos.

Para encerrar a noite de filmes incríveis no espaço arborizado, o boneco de stop motion, protagonizado em “Boa noite Charles”, apaga as luzes e vai dormir. Quando fica escuro, o medo transforma tudo ao redor.

Todos os filmes serão exibidos em um telão de forma gratuita e aberta ao público, dentro do Parque Municipal benedito Bueno de Morais, que fica localizado na Rua Nelson Rodrigues, sem número, no Centro.

Sexta-feira (12) às 20h30

O pequeno pé grande
Direção: Leo Bello
Duração: 14 minutos