Página Inicial Notícia

SAÚDE 12/03/2018 Centenas de mulheres compareceram nas UBSs no fim de semana

Centenas de mulheres compareceram nas UBSs no fim de semana

Abrir as portas dos postos de saúde no final de semana apenas para mulheres. Essa foi uma das formas que a Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Saúde, encontrou para homenagear o público feminino em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

O resultado foi a coleta de mais de 400 amostras para papanicolau; 1004 testes rápidos realizados (que detecta HIV, sífilis, hepatite B e C); 173 encaminhamentos para mamografias; 118 doses de vacina aplicadas, além da inserção de dados de 114 pessoas (pesagem) do programa Bolsa Família. Além disso, as pessoas que aguardavam para receber algum tipo de atendimento, participaram de uma palestra cujo o tema era voltado para a saúde da mulher.

Os exames foram feitos no sábado – todas as unidades de saúde da cidade estavam abertas – e no domingo, na UBS Dr. Franco da Rocha, no Centro. A prefeitura utilizou também o ônibus da Saúde, que ficou estacionado dentro do Parque Municipal Benedito Bueno de Morais, em que os atendentes aferiram pressão arterial e encaminhavam as pessoas para a UBS central.


Cabe ressaltar que o exame de papanicolau é importante, pois detecta câncer de colo de útero, tipo curável da doença em quase que na totalidade das mulheres afetadas, desde que descoberto na fase inicial, exatamente por meio desse exame.


(Texto: Adriana Carvalho - Foto: Equipe da Saúde)