Página Inicial Notícia

CULTURA 04/12/2019 Estão abertas as inscrições para a nova etapa do edital de apoio à Cultura de Franco da Rocha

Estão abertas as inscrições para a nova etapa do edital de apoio à Cultura de Franco da Rocha

A prefeitura abriu inscrições para a nova etapa do Edital de Apoio à Cultura, do Fundo Municipal de Cultura de Franco da Rocha.

A iniciativa visa criar um mecanismo permanente de apoio à criação, circulação, difusão e/ou formação artística-cultural desenvolvidos por residentes do município, ou por pessoas que comprovem vínculos artísticos ou profissionais com a cidade.

As inscrições vão até o dia 2 de janeiro de 2020, e podem ser feitas por meio deste link.

Neste momento, podem ser inscritos projetos que serão realizados nos meses de abril, maio, junho e julho de 2020. No mês de março de 2020, poderão ser inscritos projetos que acontecerão em agosto, setembro, outubro e novembro de 2020, finalizando o ciclo de 12 meses previsto no edital.

Em cada etapa serão selecionados até cinco trabalhos e cada um poderá pleitear até 10 mil reais, devendo ser executado em até quatro meses.

Objetivo

O intuito do edital é mapear, reconhecer e fomentar a produção cultural da cidade, bem como ampliar a transparência e a democratização dos recursos públicos, aumentando a oferta de bens e serviços culturais à população franco-rochense.

Este é o primeiro edital realizado unicamente com recurso do Fundo Municipal de Cultura de Franco da Rocha, cumprindo uma determinação do Plano Municipal de Cultura, que estabelece a criação de um mecanismo permanente de apoio aos agentes culturais da cidade. 

A iniciativa foi elaborada nas reuniões do Conselho Municipal de Política Cultural, órgão responsável por determinar a utilização do fundo.

Em novembro deste ano, foram selecionados seis projetos (cada etapa do edital contempla cinco iniciativas, no entanto, na primeira etapa duas delas não solicitaram o valor máximo de R$ 10 mil, permitindo que um número maior de projetos fossem selecionados para serem executados com os mesmos R$ 50 mil destinados a esta fase) que em breve iniciarão sua execução. Confira os projetos selecionados na primeira etapa:

- Cinema: V Mostra de Cinema da Mulher
- Xilogravura: Relevos Narrativos
- Dança: Dança Aérea
- Cinema: VI Festival de Audiovisual da Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar
- História em quadrinhos: Viver é Coisa de Louco - Estórias do Juquery
- Dança: Dança Circular

Evento de divulgação

Para esclarecer dúvidas dos interessados em concorrer ao apoio, o Conselho Municipal de Política Cultural destinará uma parte de sua reunião ordinária do mês de dezembro para tratar do edital na próxima terça-feira (10), na Sala de Artes Plásticas do Centro Cultural Newton Gomes de Sá.

Anote na agenda

Data: 10 de dezembro (terça-feira)
Horário: às 19h
Local: Sala de Artes Plásticas do Centro Cultural Newton Gomes de Sá
Endereço: Av. Sete de Setembro, s/n, Centro

Texto: Luana Nascimento - Arte: Dalmir Junior