Página Inicial Notícia

SAÚDE 26/06/2020 Região de Franco da Rocha realiza pesquisa de soroprevalência para identificar o percentual de infectados pela Covid-19

Região de Franco da Rocha realiza pesquisa de soroprevalência para identificar o percentual de infectados pela Covid-19

A prefeitura segue definindo estratégias de combate à Covid-19 no município. Uma das ações de destaque tem sido a testagem da população, por meio da Pesquisa Regional de Soroprevalência, realizada em conjunto com os municípios que integram a região do Consórcio Intermunicipal da Bacia do Juqueri (Caieiras, Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã), em parceria com a UNISANTOS (Universidade Católica de Santos). Veja fotos.

O objetivo do estudo é determinar a situação epidemiológica da Covid-19 na região.

A pesquisa foi dividida em 4 fases, realizadas com intervalos quinzenais, para analisar a evolução da prevalência de infectados nas cidades. Na primeira etapa, iniciada em 18 de junho, foram feitas 186 coletas, para as quais 11 franco-rochenses testaram positivo para a Covid-19.

A soroprevalência observada na primeira fase de testes, entre 18 e 21 de junho, período no qual foram feitas 733 entrevistas, foi de 30 pessoas infectadas, sendo 5 em Caieiras; 2 em Cajamar; 9 em Francisco Morato; 11 em Franco da Rocha e 3 em Mairiporã, totalizando 4,1% de positivados dentro da amostragem.

De acordo com a projeção do relatório desenvolvido pela universidade, o número de infectados seria de 1 pessoa para cada 24 habitantes, indicando que há cerca de 25 mil indivíduos com anticorpos para Covid-19 dentre os 608.783 mil habitantes dos municípios.

A metodologia utilizada para a realização do estudo é determinada por meio de sorteio e, em cada domicílio, 1 morador é submetido a testes rápidos para a detecção do vírus. Os participantes também respondem a um questionário para informar condições socioeconômicas, possíveis sintomas de gripe e se aderem às medidas de prevenção, como uso de máscara e isolamento social.


Enfrentamento à Covid-19 no âmbito municipal


Além da pesquisa regional, a equipe da Vigilância Sanitária do município está desenvolvendo um estudo próprio, a fim de investigar a circulação do vírus em diferentes bairros da cidade. A pesquisa, feita em parceria com o Instituto ABC Dados, também ocorre por meio de visitas domiciliares e aplicação de testes rápidos. O objetivo é testar 1.000 franco-rochenses até o dia 4 de julho.

Texto: Heoísa Maia - Foto: Orlando Junior