OUTUBRO ROSA 21/10/2021 Palestras contra a violência doméstica acontecem nas unidades básicas de saúde para as mulheres franco-rochenses

Em mais um dia de atividades do mês Outubro Rosa, na última quinta-feira (21) a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ofereceu nas unidades básicas saúde (UBS’s) palestras contra a violência doméstica.

Na UBS José Graciano, no bairro Jardim Luciana, antes da palestra, o ritmo da zumba tomou conta de cerca de 25 franco-rochenses que dançaram muito. A professora, Rafaela Mossim, não deixou a temperatura baixar misturando passos aeróbicos com música boa resultando em uma atividade física de qualidade.

A participante Zenaide Silva, de 76 anos, reforçou que a atividade de zumba e outros ritmos, também é uma maneira de se cuidar com o passar do tempo. “Hoje nós praticamos como uma descontração, porém, uma atividade como essa contribui para o nosso dia a dia, trazendo benefícios e melhorando nossa expectativa de vida”, disse Zenaide.

Após finalizarem a zumba, a turma de mulheres atendidas pela UBS do Jardim Luciana ficaram atentas na palestra da enfermeira e gerente da unidade, Gisele Fagundes. Gisele abordou o tema da violência doméstica com muito zelo, visando estreitar os laços para que as mulheres que sofram com a violência ou conhecem outras que passem por essa situação tenham coragem de denunciar.

“Nosso principal objetivo quando falamos sobre a violência doméstica é, primeiramente, estreitar laços e ganhar a confiança da mulher. Pois quando a munícipe se sente a vontade, ele também tem a coragem de denunciar um agressor. Antes de tudo temos que ser além de amigas, mas também irmãs. Uma protegendo a outra”, explica a enfermeira Gisele.

Ao fim da palestra, as participantes receberam um par de brinco com a mensagem “se toque” reforçando a importância do autoexame de mama, além de uma farta mesa de café da manhã.

Texto e foto: Jorge Henrique Ramos