Página Inicial Notícia

SAÚDE 19/01/2022 Franco da Rocha começa a aplicar 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com alto grau de imunossupressão

Franco da Rocha começa a aplicar 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com alto grau de imunossupressão

Franco da Rocha começa nesta quinta-feira (20), a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com alto grau de imunossupressão que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a dose de reforço.

Segundo estimativa da Secretaria Municipal da Saúde, cerca de 1.500  pessoas estarão elegíveis. Para receber a dose, é necessário ter mais de 18 anos, levar documento original com foto, carteirinhas com as três doses anteriores e laudo ou receita médica comprovando a imunossupressão.

As vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e na sala de vacinas da Praça da Saúde (rua Nelson Rodrigues, s/n - Centro), também de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Aos sábados a vacinação acontece nas UBS dos bairros Lago Azul, Jardim Luciana, Vila Rosalina e Parque Vitória, das 9h às 16h e na sala de vacinas da Praça da Saúde, das 10h às 16h.

Quem pode receber a 4ª dose?

- Imunodeficiência primária grave
- Quimioterapia para câncer
- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
- Pessoas vivendo com HIV/Aids
- Uso de corticóides em doses maior que 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias.
- Uso de drogas modificadoras da resposta imune: Metotrexato, Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; Mercaptopurina; Biológicos em geral (Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacepte, Secukinumabe, Ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, Baracitinibe e Upadacitinibe)
- Pacientes em terapia renal substitutiva (Hemodiálise)
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

Texto: Luana Nascimento - Arte: Dalmir Junior