Página Inicial Notícia

ESCOLA DE GOVERNO 29/01/2022 Escola de Governo e Secretaria de Segurança Pública oferecem treinamento de primeiros socorros aos servidores da pasta de Esporte e Lazer

Escola de Governo e Secretaria de Segurança Pública oferecem treinamento de primeiros socorros aos servidores da pasta de Esporte e Lazer

Na manhã da última quinta-feira (27), a Escola de Governo, por meio da Secretaria de Governo, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, realizou um treinamento de primeiros socorros para servidores da Secretaria de Esporte e Lazer de Franco da Rocha.

A capacitação aconteceu no salão do Centro Social Urbano (CSU), e reuniu 29 professores e funcionários da pasta, que participaram de atividades ministradas pelo Diretor da Defesa Civil e ex-subtenente do Corpo de Bombeiros, Francisco Queiroz.

Durante o curso, foram explicados conceitos básicos de primeiros socorros, para que os funcionários saibam prestar os primeiros atendimentos durante as aulas com as crianças oferecidas pelo equipamento. O treinamento foi dividido entre teórica e prática, com foco em suporte para bebês, crianças e adultos, tipos de hemorragia, além de acidentes envolvendo fraturas, até que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou o ​Corpo de Bombeiros Militar chegue ao local.


O curso de primeiros socorros é um procedimento imediato e temporário de atendimento às vítimas de acidentes, e para isso, é fundamental ter profissionais treinados para contribuir não apenas para salvar vidas, mas também, para manter cada vez mais o ambiente de trabalho seguro.

Para o diretor da Defesa Civil, Queiroz, conhecimentos prévios em técnicas de emergência são cruciais para zelar pela vida do próximo. “O curso, por mais que seja básico e para leigos, é completo. Nele, são abordados temas para que nossos servidores consigam encarar, com calma e agilidade, diversas ocorrências causadas por acidentes. Estar preparado pode salvar vidas”, frisou Queiroz.

Segundo a gestora da Secretaria de Governo, Rosangela Vicakas, a iniciativa surgiu por meio de uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública, com decisão do secretário da pasta, Dorival José da Silva, o Jota, e se tornou essencial disponibilizar conhecimento específico para o melhor atendimento da população de Franco da Rocha.


“Vamos oferecer essa capacitação de forma anual para que todos estejam preparados para desenvolver novas atribuições em situações que venham a ocorrem no trabalho”, comentou Rosângela.

O objetivo da Escola de Governo, é oferecer e certificar o curso de primeiros socorros para todas as secretarias da atual gestão.


Texto e foto: Bianca Monteiro