Página Inicial Notícia

SEGURANÇA 26/05/2022 Escola Isaura de Miranda Botto participa de ação do Programa de prevenção as drogas da GCM

Escola Isaura de Miranda Botto participa de ação do Programa de prevenção as drogas da GCM

A escola Profª Isaura de Miranda Botto recebeu na última segunda-feira (23), uma palestra do programa “Força Jovem”, ministrada pelo grupo de Ações Educativas e Preventivas (GAEP) da Guarda Civil Municipal de Franco da Rocha (GCM). Veja fotos do evento.

Sob o tema de combate ao uso incisivo das drogas, alunos do 7º de ensino fundamental assistiram a um vídeo sobreas suas consequências das drogas e debateram a temática em grupo. A mesma atividade está sendo desenvolvida nas demais escolas estaduais e a meta do GAEP é aplicar o projeto nas 53 escolas do município.

De início, a ideia do programa era trabalhar com alunos de primeiro ano do ensino médio, mas com o passar dos anos, isso foi mudando. A ação, que existe desde o ano de 2013, já formou mais de 7 mil adolescentes e crianças do município.

A coordenadora do projeto e inspetora da GCM, Conceição Inácio Gomes, diz que a maior dúvida dos jovens é sobre o uso da Cannabis sativa, a maconha, e o trabalho do grupo, a partir deste assunto, é explicar sobre as classificações da droga e a alteração do sistema nervoso central causada pela substancia.

“Eu conheço uma pessoa que usa”, “Eu já vi o meu vizinho fazendo o uso de drogas”, “O meu pai busca”, “O meu irmão também já usou. Segundo a inspetora, essas são falas de crianças que, mesmo com pouca idade, já enxergam a realidade difícil de familiares que usam drogas. "Todos nós temos problemas, logo quando achamos algo que pensamos que ajuda a fugir disso, a tendência é procurar sempre e aí que mora o perigo”, disse GCM.

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), hoje, 21% das crianças brasileiras já fizeram o uso de drogas ilícitas, isto é, um a cada cinco jovens de 13 a 17 anos já tiveram contato com entorpecentes.

"Um dos trabalhos desenvolvidos pelo programa Força Jovem, é mostrar que as drogas estão bem perto de nós e como devemos agir quando passamos por situações que as envolvam. Algumas pessoas não conseguem deixar o vício, já estão em situações vulneráveis e precisam de tratamento", detalha Conceição.

Força Jovem

O programa é composto por 8 palestras ministradas durante o primeiro e segundo semestre do ano. E, no final, é realizada uma formatura, onde os alunos ganham um certificado do “Força Jovem”.

Além do programa de prevenção contra as drogas, a GCM também está desenvolvendo nas escolas municipais, o projeto “Fora Bullying! Por uma Cultura de Paz” onde a inspetora Conceição, com a ajuda do seu fantoche “Juca”, explica para as crianças sobre o que é o bullying e o subcomandante Alexandre Costa realiza uma apresentação do canil da GCM.

Texto: Khananda Beatriz - Foto: Orlando Junior