Pesquisadores do Instituto de Saúde se reúnem com gestores municipais para apresentação dos resultados de pesquisa

O Instituto Estadual de Saúde realizou na quarta-feira dia 21 de setembro, uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde para discutir os resultados de uma pesquisa realizada pela equipe, que diagnosticou, nas condições de vida e saúde da população, através de vários indicadores, alguns temas prioritários de saúde para serem aprofundados.

Após a análise geral, a equipe de saúde municipal elencou três temas para serem aprimorados: redução da mortalidade materna, controle da diabetes mellitus e redução do uso de psicofármacos em saúde mental.

Depois da definição dos temas o Instituto fez um amplo levantamento na literatura, para buscar ações, programas, intervenções, que já foram testadas em outros locais e que se mostraram efetivas para lidar com essas três temáticas.

Juntamente a isso foi realizado um trabalho onde os alunos do Instituto visitaram todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e conversaram com responsáveis pela saúde do município para saber o que já é desenvolvido em relação aos temas escolhidos.

Segundo a pesquisadora e vice-diretora do Instituto de Saúde, Sônia Venâncio, durante a pesquisa, que teve duração de dois meses, constatou-se que muitas ações já estão em andamento e a ideia é que a partir do que já é feito, possa se identificar como potencializar as ações envolvendo os profissionais em rodas de conversa, em treinamentos e elaborando protocolos.

Sônia ainda ressaltou que o trabalho não começará do zero, devido a essas atividades. “Existem várias ações que já são desenvolvidas nessas temáticas, principalmente trabalhos educativos que são muito importantes, grupos educativos de planejamento familiar, voltados a doenças crônicas”.

Para ela, esses resultados identificaram muitos pontos positivos, e o fato das equipes da saúde, desde médicos, enfermeiros, auxiliares, entre outros, estarem completas dá grande potencial às ações.

O Secretário Adjunto de Saúde, Marcelo Simões, comentou sobre os benefícios da parceria com o Instituto. “Acho que o resultado tem sido extremamente positivo. Nós avaliamos tanto o nosso processo de trabalho, como alteramos nossa realidade, ou seja, demos sequência àquilo que foi apontado e buscamos formas de aprimorar a gestão”.

A continuidade desse trabalho se dará a partir dos pontos elaborados com base nas discussões feitas na reunião, para o apontamento de ações futuras acerca dos temas, que envolvem, entre outros tópicos, o fortalecimento no planejamento reprodutivo, no caso da mortalidade materna, e autocuidado no controle do diabetes e na saúde mental.

Texto e foto: Lucas Cardoso