Encontro mensal de mulheres na UBS do Pretória aborda a importância da atividade física e do planejamento familiar

O projeto reúne as mulheres do bairro para discussão de assuntos voltados à saúde feminina

Como parte do cronograma de atividades da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Pretória, a equipe de servidores organizou o tradicional encontro mensal de mulheres. Desta vez, o tema abordado foi a importância da prática esportiva na vida delas.

Para aproximar as moradoras do bairro das ações realizadas pela UBS, a unidade organizou o “Grupo das mulheres”, projeto que reúne o público feminino do bairro para discussão de assuntos voltados à saúde da mulher, comandado pelo médico especialista em Estratégia Saúde da Família, André Valente. Os encontros são realizados na última terça-feira de cada mês, a partir das 14h.

Em um bate-papo descontraído e produtivo, cada uma das presentes citou suas experiências, mostrando estereótipos que por muito tempo perduraram na sociedade e que começaram a mudar recentemente, como, por exemplo, a ideia de que mulheres não podiam usufruir de certas atividades por serem consideradas “para homens”.

Durante a conversa, Dr. André exaltou a importância das atividades esportivas na vida de todas as pessoas e quais benefícios elas agregam à saúde.

“A atividade física proporciona, além da perda de gordura corporal e muitos outros fatores positivos, a redução na pressão arterial e dá mais ânimo para enfrentar o dia a dia. Falando em termos medicinais, já foi constatado que atividades físicas são tão fortes quanto uma medicação, então tudo isso nos mostra como é importante permitir alguns minutos na semana para cuidar da mente e do corpo”.

Vale ressaltar que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, oferece diversas atividades esportivas gratuitas, como hidroginástica, zumba, natação, yoga e muitas outras. As inscrições são realizadas diretamente no Centro Social Urbano (CSU), localizado na rua Nelson Rodrigues, s/n, dentro do Parque Municipal Benedito Bueno de Morais. Compareça com o documento original.

Planejamento Familiar

Finalizando a tarde, foram passadas também algumas dicas sobre planejamento familiar, visto que as gestantes são maioria nas reuniões.

Em Franco da Rocha, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) contam com a “Assistência em Planejamento Familiar”. O programa visa ampliar o acesso de mulheres e homens às informações sobre métodos contraceptivos ou o cuidado pré-natal, a partir do desejo positivo ou negativo para uma gestação, além de fornecer métodos contraceptivos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto e foto: Carlos Augusto Dornelles


Publicada em • Leia mais sobre |
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).