Franco da Rocha inicia vacinação contra a dengue na segunda-feira, 17 de junho; público-alvo são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
Para receber a dose, é necessário apresentar documento original da criança/adolescente, como RG ou certidão de nascimento, e um documento original do responsável
Mesmo com a proximidade do inverno, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, segue atuando no combate à dengue, com ações nos bairros, como o carro do fumacê, que continua nebulizando as ruas da cidade e na busca pela redução das hospitalizações, sintomas graves e outros riscos. Por isso, a partir da próxima segunda-feira (17), a vacina contra a dengue estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O público elegível para imunização são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Para receber a dose, é necessário apresentar documento original da criança/adolescente, como RG ou certidão de nascimento, e também um documento original do responsável.
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação contra a dengue, visto que 2024 foi o ano mais letal da doença em todo o Brasil e a vacina representa um grande avanço no combate ao vírus, com a redução do risco de infecção sintomática, hospitalizações e da mortalidade.
Clique aqui e confira o endereço das Unidades Básicas de Saúde.
Como será o esquema vacinal?
O esquema vacinal do imunizante contra a dengue é composto por duas doses com três meses de intervalo entre elas. É importante completar a imunização para atingir a eficácia desejada.
Quem teve dengue e não tomou a vacina ainda precisa se vacinar?
Sim. O vírus da dengue possui sorotipos variados e a vacina oferece proteção contra os quatro principais: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Por isso, a vacinação é recomendada mesmo para quem já teve a doença. Contudo, quem não se vacinou deve esperar o intervalo de seis meses após a infecção para se imunizar.
Quem teve dengue deve aguardar quanto tempo para tomar a vacina?
Pessoas infectadas pela dengue devem aguardar seis meses após a recuperação para se vacinar. Caso contraia a doença após a primeira dose da vacina, o intervalo de três meses para a segunda dose não é alterado, porém, esta última dose não deve ocorrer em um período inferior a 30 dias do início da doença.
Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior
Notícias recentes
- Franco contra o mosquito da dengue 17/01/2025
- Encontro de planejamento define as estratégias da Secretaria de Esporte para 2025 16/01/2025
- Marco histórico: Franco da Rocha inaugura piscinão EU-09 15/01/2025
- Prefeitura inicia agenda de combate à dengue 15/01/2025
- Empregabilidade: PAT de Franco da Rocha realiza processos seletivos de 6 a 15 de janeiro 07/01/2025
Notícias por data
Notícias por categoria