Ciecel recebe kit de livros e cadeiras adaptadas para trilha; equipamentos reforçam a inclusão na prática esportiva

Novos equipamentos buscam promover a inclusão e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida

Nesta terça-feira (25), Franco da Rocha foi contemplada com kits de livros em braille e três cadeiras adaptadas para trilha. Os equipamentos buscam promover a inclusão e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida em atividades esportivas. Por meio da parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Prefeitura, os kits atenderão o Centro Integrado de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (CIECEL) e a Secretaria de Esportes. 

Conhecida como “cadeira Julieti”, o equipamento é composto por um assento e encosto acolchoado com cintos de segurança; apoio para os pés; uma roda central embaixo do assento; duas barras na frente e atrás que servem para puxar e empurrar por outros ajudantes e hastes laterais para estabilizar a cadeira de trilha quando ela estiver parada.

Segundo o coordenador pedagógico de Inclusão e Deficiência da rede municipal, Sanderson Ricardo, receber estes equipamentos significa uma renovação e oferecer novas oportunidades às pessoas com deficiência que residem na cidade e gostam de praticar exercícios físicos. “O usuário de cadeira de rodas poderá utilizar a cadeira em trilhas, nesses percursos em declive, para conhecer o meio ambiente, explorar os parques e toda a diversidade que temos no parque do Juquery. Vai ser um facilitador para gente nessa questão de inclusão”.

A técnica desportiva especialista em atividades físicas para pessoas com deficiência (PcD), Debora Martins, explica que pessoas com múltiplas deficiências frequentam as aulas fornecidas pela Secretaria de Esportes e que, com a chegada dos novos equipamentos, poderão participar cada vez mais de diversas modalidades.

“Muitas vezes eles precisam usar a própria cadeira, que às vezes está quebrada, não alcança grande velocidade ou oferece uma boa visão do espaço. As cadeiras adaptadas auxiliam para que eles aproveitem o momento, interajam com outras pessoas e não deixem de fazer o que têm vontade”.

A profissional comenta que as cadeiras farão parte de todas as aulas, competições e atividades esportivas realizadas na cidade, como o Inter APAE, projeto desenvolvido entre a Secretaria de Esportes e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que visa estimular a prática esportiva entre os usuários do equipamento.

Neste ano, o dia de competições contou com a participação dos usuários dos equipamentos de Francisco Morato, Caieiras e Mairiporã.

Texto: Lívia H. Magalhães – Fotos: Orlando Junior


Publicada em • Leia mais sobre |
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
Para consulta das notas fiscais de serviço e escriturações anteriores a 30/06/2024:
CLIQUE AQUI PARA ISS
CLIQUE AQUI PARA NFS-e

Para emissão de nota fiscal de serviço e declaração do ISS:
CLIQUE AQUI PARA O PRIMEIRO ACESSO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SISTEMA
Hello there