Aberta a Exposição de Artes e Artesanato no Centro Cultural Newton Gomes de Sá

A exibição ficará disponível para visitação até o dia 31 de janeiro

Na última quarta-feira (6), foi realizada a abertura oficial da exposição de artes e artesanato “O presente honra o passado e cocria o futuro”, no Centro Cultural Gomes de Sá. A exibição faz parte da Mostra de Arte e Cultura 2024, projeto destinado a apresentação das oficinas da Secretaria de Educação e Cultura.

O circuito artístico expõe a criatividade dos alunos das oficinas de diversas formas, desde o uso de materiais recicláveis para a confecção de brincos e colares até pinturas mais complexas com tinta spray. 

Projetos de estamparia – Professora Maíra Siena

O público pode apreciar peças de artesanato com revista, onde materiais recicláveis ganham novas formas, além de desenhos que exploram técnicas variadas na folha de papel. Há também bordados que trazem histórias através dos fios, estamparias com padrões exclusivos e fantoches.

Arte em lata de tinta spray da oficina de Grafitti – Professor Antônio Mosko

A mostra ainda inclui mosaicos em vidro, pinturas em tecido, obras em papel machê e pintura artística. O graffiti exibe criações inspiradas na arte urbana, e o macramé e a xilogravura também marcam presença com trabalhos manuais que exploram texturas e formas.

Isabela Aquino, de 20 anos, é aluna da oficina de Grafitti desde 2018 e nesta exposição pôde compartilhar seu talento com duas obras que refletem seu desenvolvimento artístico. A primeira peça é uma lata de spray vazia customizada como uma homenagem ao pai, que gosta de se reunir com amigos para jogar baralho. A segunda obra é um autorretrato, feito com spray e tinta acrílica sobre tela, que traz sua personagem no graffiti, a “Gnomo”.

No canto esquerdo, o autorretrato de Isabela com sua personagem “Gnomo”

Como uma das poucas mulheres na região que vêem na arte urbana uma profissão, Isabela se sente motivada a ser uma referência para outras mulheres que, como ela, possam se inspirar e buscar seu espaço no mundo artístico.

“Na cidade, infelizmente não tem muitas mulheres que decidiram que a arte urbana poderia se tornar uma profissão, mas fico feliz em poder ser um exemplo disso e poder trazer essa representatividade. Poder ajudar mulheres a se enxergarem no mundo da arte é meu principal objetivo enquanto artista mulher. Obviamente tive um ótimo professor para me espelhar, o Antônio Mosko, mas quando se trata de representatividade feminina, ainda temos muita coisa para trilhar”.

A exposição ficará aberta para visitação até o dia 31 de janeiro, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Confira a programação da MAC 2024 nos perfis oficiais da Prefeitura de Franco da Rocha.

Texto e foto: Lívia H. Magalhães


Publicada em • Leia mais sobre | | |
Desenvolvido por CIJUN