Equipe da Zoonoses promove conscientização sobre a dengue na Emeb Donald Savazoni

Ação faz parte da Semana de Mobilização Contra Arboviroses

Nesta terça-feira (12), representantes da Secretaria da Saúde, por meio do Núcleo de Zoonoses, visitaram a Emeb Donald Savazoni para dar início às campanhas de conscientização contra a dengue.

A ação, promovida em parceria pela prefeitura e pelo Governo do Estado de São Paulo, faz parte da campanha anual que visa a conscientização da população e a intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Com as profissionais Viviane Silva e Isabela de Jesus, os alunos do Ensino Fundamental puderam, de forma lúdica e dinâmica, aprender mais sobre o mosquito transmissor da dengue e como ele atua nessa época do ano.

Muitas crianças mostraram ter conhecimento sobre o assunto, já que a comunidade escolar tem trabalhado diariamente com atividades de conscientização contra arboviroses.

Segundo as profissionais Vivine e Isabela, dar às crianças a possibilidade de participarem de uma atividade mais dinâmica sobre o assunto é uma forma de aumentar a compreensão e entendimento sobre o assunto.

“As crianças aprendem com os professores, mas quando participam dessa atividade mais dinâmica, de ver as larvas de perto e o desenho do mosquito, por exemplo, eles vão interagindo mais e absorvem as informações um pouco melhor. Além disso, eles levam o que aprenderam para casa e falam com os pais, com os irmãos”, expressou Viviane.

Com o tempo úmido, é importante redobrar o cuidado para evitar focos do mosquito da dengue. Confira algumas dicas:

  • Garrafas PET e de vidro: devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou virados para baixo;
  • Ralos: tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso;
  • Plantas que acumulam água: evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água ou retire semanalmente a água das folhas;
  • Vasilhas para animais: os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão, no mínimo duas vezes por semana;
  • Lixo, entulho e pneus velhos: entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.

Texto e foto: Lívia H. Magalhães


Publicada em • Leia mais sobre | |
Desenvolvido por CIJUN