CMDM promove Seminário “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulher”
O evento contou com a presença de mulheres de diferentes ambientes de trabalho e luta contra todos os tipos de violência
Na noite de quarta-feira (27), a ETEC Dr. Emílio Hernandez Aguilar recebeu o seminário “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” promovido pelo CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher).
Durante a abertura do seminário, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Franco da Rocha, Katiele Felippe, falou sobre a violação dos direitos das mulheres em que muitos casos chegam ao feminicídio. “Segundo o anuário de segurança pública, uma mulher ou uma menina é morta a cada 10 minutos e mais de 50 mil brasileiras sofrem algum tipo de agressão por dia. Segundo a ONU, todos os dias, em média, 140 mulheres e meninas são mortas por alguém de sua própria família”, ressaltou Katiele.
O início do evento também foi marcado com uma apresentação cultural emocionante da coreografia “Na Contramão” feita por Rafaela Saraiva, do Espaço Play de Francisco Morato.
Dra. Melissa Carla, que é advogada feminista, assessora da ouvidoria das Polícias do Estado de São Paulo, conselheira municipal da mulher de São Paulo, ex-conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes de São Paulo foi convidada para trazer um pouco da experiência de seu trabalho, além de apresentar alguns dados. “Apesar de termos dados alarmantes, temos avançado com políticas públicas que contribuem para que a mulher saia da situação de violência, como os programas de atendimento psicológico, rede de apoio, programa de capacitação e trabalho, entre outros que fortalecem essa mulher e é possível sair do ciclo de violência”, contou.
Ao final do seminário houve espaço para perguntas.
Participaram também, a vice-presidente do CMDM, Polliana Dalsotto; a psicóloga Leila Lisboa Lins que é especialista do Núcleo de Prevenção e Assistência a Vítimas de Violência – NUPAVV; Karine Freitas Moraes, que é assistente social do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS; Guarda Civil Municipal Conceição Gomes, que atua na Patrulha Maria da Penha; e Tatiane Kuranishi, coordenadora da Casa de Acolhida da Mulher.
O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Franco da Rocha é uma importante instância de direitos com o objetivo de promover, proteger e fiscalizar os direitos das mulheres no município.
Foto: Orlando Junior – Texto: Nicole Berro
Notícias recentes
- Secretaria da Saúde faz reunião para organizar os serviços e melhorar o SUS na cidade 24/01/2025
- Agita Franco cultural: confira a programação das oficinas artísticas gratuitas 22/01/2025
- Parque Municipal recebe o “Agita Franco”; programação conta com inúmeras atividades esportivas durante a semana 21/01/2025
- Secretarias da Saúde e Esporte promovem palestras em prol à campanha do Janeiro Branco 21/01/2025
- Franco contra o mosquito da dengue 17/01/2025
Notícias por data
Notícias por categoria