Prefeitura inicia agenda de combate à dengue
Equipes da Prefeitura realizam visitas domiciliares para orientar e eliminar junto aos moradores possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti

As chuvas e o calor intenso marcam o início da temporada de arboviroses, período de maior vulnerabilidade a doenças como a dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Dessa forma, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à campanha de conscientização para combater a proliferação da doença.
A campanha consiste na realização de visitas diárias pelos bairros do município, além dos serviços de manutenção e zeladoria que auxiliam a diminuir os focos do mosquito e preservam os espaços da cidade.

Nesta segunda-feira, 13, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) visitaram o bairro Estância Lago Azul, onde, com autorização dos moradores, verificaram os espaços das residências que possivelmente seriam focos do mosquito e os auxiliaram com dicas de prevenção.
Aplique essas dicas em sua rotina para eliminar os focos do mosquito:
– Garrafas PET e de vidro devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou viradas para baixo;
– Calhas devem ser limpas e niveladas, mantendo-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água;
– Baldes e vasos de plantas devem estar vazios, limpos e guardados em local coberto, com a boca virada para baixo;
– Plantas que acumulam água devem ser evitadas ou é necessário que a água seja retirada semanalmente das folhas;
– Caixas de água, cisternas e poços devem estar fechados e vedados;
– Potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão, no mínimo duas vezes por semana.
– Pratinhos de vasos de plantas devem ser limpos e receber areia até a borda para não acumular água;
– Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Pneus devem permanecer em local coberto ou com furos para não acumular água.
Atenção: para melhor identificação, os profissionais da Saúde utilizam crachás de identidade e estão sempre uniformizados. Cuidado com os golpes!
Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Orlando Junior
Notícias recentes
- Dia D de vacinação contra a gripe acontece neste sábado, 10 de maio 09/05/2025
- Avança Franco é lançado com retomada de obras, nova UBS e outros avanços 30/04/2025
- Prefeitura de Franco da Rocha promove palestras focadas no fortalecimento da Educação Infantil municipal 30/04/2025
- Profissionais da Secretaria de Assistência Social municipal participam da 4ª da Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária 28/04/2025
- Prefeitura inicia cadastro de famílias no Jardim Alice para novo conjunto habitacional 28/04/2025
Notícias por data
Notícias por categoria