Museu de Arte Osório César é destaque no programa “Antena Paulista”, da Rede Globo

Um dos patrimônios de Franco da Rocha, o museu compartilha histórias vividas no Complexo Hospitalar do Juquery por meio da arte

Museu de Arte Osório Cesar

No domingo (10), Franco da Rocha foi destaque na mídia com um de seus maiores patrimônios culturais: o Museu de Arte Osório César (MAOC). O espaço foi pauta no programa Antena Paulista, da Rede Globo. O programa vai ao ar nas manhãs de domingo com a programação cultural e de entretenimento do estado de São Paulo.

Sob as instruções da museóloga Michelle Louise Guimarães, os telespectadores foram convidados a descobrir mais sobre o espaço projetado pelo Escritório de Arquitetura de Ramos de Azevedo e que já serviu como residência do Dr. Francisco Franco da Rocha, fundador do Hospital Psiquiátrico do Juquery.

Reaberto ao público em dezembro de 2020, o MAOC é um importante espaço que preserva a memória dos internos do hospital. Fundado em 1985, ele abriga um acervo que destaca a arte como ferramenta terapêutica. A exposição permanente “Há luz atrás dos muros” apresenta cerca de 270 obras restauradas com o mínimo de intervenção para preservar suas características originais. 

O museu leva o nome do médico Osório Thaumaturgo César, um dos principais nomes da arteterapia no Brasil. Casado com a pintora Tarsila do Amaral, Osório teve grande influência no meio artístico e intelectual paulistano. 

O espaço também conta com um projeto de acessibilidade das obras originais por meio da exibição de maquetes e materiais em escrita com símbolos para pessoas com autismo e deficiência intelectual, videolibras, audioguia, mapas e pisos táteis e textos e legendas em dupla leitura.

Horário de funcionamento:

O Museu de Arte Osório César fica aberto de terça a sexta-feira, das 11h00 às 18h00, e sábado e domingo, das 13h00 às 18h00.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Arquivos Instagram (@museu.maoc)


Publicada em • Leia mais sobre | | |
Desenvolvido por CIJUN