Fevereiro Vermelho: Caps AD realiza palestra sobre combate e prevenção ao uso de álcool e drogas

No encontro, frequentadores da unidade compartilharam suas experiências diárias e receberam apoio dos palestrantes

Palestrantes Tatiana e José Carlos em ação no Caps Álcool e Drogas

Nesta quarta-feira (7), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) realizou uma palestra ministrada pela psicóloga do equipamento, Tatiana Kelly, e pelo enfermeiro José Carlos, em que foram discutidas questões acerca do Fevereiro Vermelho, mês de combate e prevenção ao uso de álcool e drogas.

Na ação, os palestrantes reuniram frequentadores da unidade par compartilhar suas experiências e lutas diárias contra o uso de substâncias psicoativas.

Os profissionais reforçaram os serviços disponibilizados pelo equipamento e que estarão sempre dispostos a auxiliar os frequentadores, mas que grande parte do processo depende de iniciativa própria.

Palestra Fevereiro Vermelho no Caps Álcool e Drogas

O enfermeiro José Carlos expressou grande satisfação com os resultados obtidos com as palestras que têm sido realizadas na unidade, como a campanha do Janeiro Branco, em que os profissionais abordaram questões sobre saúde mental e emocional.

“Nesse tipo de palestra, tentamos juntar o máximo possível de frequentadores de diferentes comunidades. A importância de realizar esses encontros repetidas vezes é sempre lembrá-los que eles têm algum vício a ser tratado e que estaremos sempre aqui para auxiliá-los”, comentou o enfermeiro.

Além disso, o profissional comentou sobre a importância de sempre conversar com os frequentadores do Caps AD para guiá-los em seus tratamentos. “Com o tempo, quanto mais falamos do problema, mas conseguimos conscientizá-los. Temos casos de pacientes que estão reduzindo o uso das substâncias e tendo bons resultados. É necessário que o paciente entenda qual a dificuldade dele e o porquê ele está com aquele problema, para que ele possa, aos poucos, melhorar suas condições”, acrescentou.

Atualmente, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) também disponibiliza testes gratuitos de Sífilis, HIV e Hepatites A e B aos frequentadores.

Texto e foto: Lívia H. Magalhães


Publicada em • Leia mais sobre |
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE