“Cuidar de quem cuida”: Prefeitura lança projeto esportivo para pessoas com deficiência e cuidadores

Ação foca na socialização, bem-estar, cuidado da saúde mental e física por meio da prática esportiva

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, oficializou um novo projeto esportivo para pessoas com deficiência e seus cuidadores. A ação “Cuidar de quem cuida” é uma idealização da técnica desportiva especialista em atividades físicas para pessoas com deficiência (PcD), Debora Martins, e do professor de handebol do município, Aguinaldo Soares, com o auxílio da secretária da pasta Ireide Santos. A ação representa uma forma de firmar o acolhimento por meio do esporte e lazer.

Há quatro anos, a Secretaria de Esportes realiza ações pontuais em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município e com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), entidade que rege o desporto paralímpico no Brasil, com o intuito de expandir o acesso ao esporte adaptado.

A união entre as unidades e instituições qualifica e amplia o acesso dos atletas PcDs do município ao mundo esportivo, como os treinamentos no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em que os atletas franco-rochenses se deslocam até o instituto, uniformizados e acompanhados dos professores e realizam as atividades em um local apropriado.

Descrito pela professora Debora como um projeto “dois em um”, a ação, além de atender pessoas com deficiência, irá auxiliar os cuidadores a zelar por sua saúde física e mental, já que por muitas vezes acabam colocando seu bem-estar de lado e, consequentemente, ficam mais vulneráveis a doenças.

As oficinas serão focadas em atividades de condicionamento físico, que reforçam a resistência muscular e cardiovascular e previnem doenças de base, como hipertensão e diabetes, além de exercícios relaxantes e estimulantes. As atividades serão organizadas de acordo com a disponibilidade de cada cuidador, em que serão considerados o tempo livre de cada família, horário escolar ou de trabalho, com foco na rotina de cada pessoa.

Entretanto, o projeto vai além da prática esportiva. Questões como socialização, bem-estar, cuidado com a saúde mental e física e apresentação de uma rede de apoio também são discutidas e trabalhadas na ação.

No ano passado, o Parque Municipal Benedito Bueno de Moraes recebeu em um dos playgrounds novos brinquedos adaptados, o que foi um grande motivo de realização e felicidade para os professores, e é dessa forma que pretendem agir: trabalhando cada vez mais a acessibilidade e inclusão na cidade.

“Quando aproximamos as pessoas, é muito mais fácil ouvi-las”

Os profissionais Debora e Aguinaldo comentaram que, por meio do projeto, pretendem agregar na formação das pessoas com troca de experiências e vivências e que, apesar de ser uma realização da Secretaria de Esportes, a comunicação entre demais departamentos junto ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), é essencial para atender os munícipes da melhor forma.

Segundo a secretária de Esportes, Ireide Santos, o “Cuidar de quem cuida” é uma ação inovadora que vai além da prática de atividades físicas e visa o acolhimento e corresponsabilidade. “O projeto foca no atendimento aos PcDs e expande a visibilidade que os cuidadores e responsáveis merecem, que é garantir o bem-estar. Em casos de situações de vulnerabilidade das famílias, nós, como Secretaria, iremos auxiliar o munícipe e encaminhá-lo ao atendimento necessário. Atuaremos também como uma rede de apoio”, comentou.

As atividades do projeto também serão levadas para as unidades esportivas dos bairros da cidade, o que facilitará o acesso das pessoas interessadas.

As inscrições serão realizadas no Centro Social Urbano (CSU), localizado no Parque Municipal. É necessário levar a documentação e laudo médico para avaliação.

Confira o cronograma das atividades:

Segunda-feira:

Yoga – das 11h às 12h | Salão CSU

Pilates FIT/Funcional/Ginástica/Mix – das 13h30 às 14h30 | Salão de Lutas

Quarta-feira:

Pilates FIT/Funcional/Ginástica/Mix – das 10h às 11h | Salão de Lutas

Defesa pessoal – das 17h às 18h | Salão CSU

Quinta-feira:

Yoga – das 13h30 às 14h20 | Parque Municipal

Sábado:

Hidroginástica – das 11h30 às 12h15 | Piscina do Parque Municipal

Texto e foto: Lívia H. Magalhães


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
Atendimentos | 21 de maio
Por motivo de treinamento aos servidores municipais, o atendimento ao publico sofrerá alterações no setor de Dívida Ativa e Protocolo, com atendimento até 12h30.