Equipes da Secretaria de Saúde realizam atividades de conscientização contra a dengue nas escolas do município

Ação busca difundir entre as crianças os cuidados que devem ser tomados para a prevenção contra a dengue

Atividade de conscientização contra a dengue na Emeb José Augusto Moreira

Nas últimas semanas, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, tem realizado atividades de conscientização contra a dengue nas escolas do município com o intuito de expandir as informações sobre a doença por meio de canções, brincadeiras e ações educativas.

Confira fotos das ações.

Na ação, os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) auxiliam os alunos a identificar o mosquito causador da dengue, o Aedes aegypti, e compartilharam formas de evitar a sua proliferação. As Emebs Oscar Lustosa Pinto, no Jardim União; Clarice Lispector, no Parque Vitória; Teresa Barquetta e José Augusto Moreira, no Lago Azul, foram algumas das unidades que receberam um dia de ensinamentos.

Ainda em ritmo de carnaval, os panfletos “Bloco Unidos Contra a Dengue”, distribuídos pela equipe de Saúde, deram o que falar entre a criançada. Muitas delas tiraram dúvidas sobre como se prevenir da doença.

Atividade de conscientização contra a dengue na Emeb Oscar Lustosa Pinto

Além disso, as professoras das unidades já têm realizado atividades de conscientização com os alunos. Com cartazes espalhados pela escola e aulas sobre os cuidados que devem ser tomados nesta época do ano, as ações em prol da campanha reforçam a atenção para a doença.

Clique aqui para ver fotos da ação.

Segundo a auxiliar de enfermagem da UBS Lago Azul e umas das responsáveis pela atividade ao lado do enfermeiro Odair Oliveira, Viviane Felisbino, realizar esse tipo de ação com os alunos das Emebs é uma oportunidade de informar também os pais e responsáveis.

Profissionais da UBS do Lago Azul na atividade na Emeb José Augusto Moreira

“Fazer esse tipo de atividade com as crianças é uma ponte para que as preventivas cheguem até a casa de cada uma delas. Elas chegam em casa falando o que pode e o que não pode e acabam ajudando no combate à dengue”, afirmou.

A vice-diretora da Emeb José Augusto Moreira, Elaine Oliveira, comentou que junto às atividades realizadas pelos professores em sala de aula, as dinâmicas levadas até as unidades reforçam as informações sobre a campanha para os alunos. “Nós vemos diariamente a situação da dengue no estado e a nossa função é passar o máximo de informações para as crianças. Assim eles absorvem e compartilham”.

Texto: Lívia H. Magalhães – Fotos: Orlando Junior/Lívia H. Magalhães


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
Atendimentos | 21 de maio
Por motivo de treinamento aos servidores municipais, o atendimento ao publico sofrerá alterações no setor de Dívida Ativa e Protocolo, com atendimento até 12h30.