Com formação em armamento e tiro e controle de distúrbios civis, mulheres da GCM de Franco da Rocha tornam-se pioneiras na região

As agentes estiveram no gabinete do prefeito para receberem uma homenagem por suas novas formações

Com vontade de servir, proteger e fazer história, Aline Mariano e Tacia Soares, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Franco da Rocha completaram recentemente os cursos inéditos de Controle de Distúrbios Civis e Instrutora de Armamento e Tiro.

Na última terça-feira (20), as guardas foram recebidas no gabinete do prefeito Dr. Nivaldo, junto ao secretário executivo do Gabinete Brandino Celeguim e o secretário de Governo Alexandre Chaves, além do comandante da GCM Elias Domingos de Oliveira e o instrutor Paulo Libanio, para receberem as devidas homenagens.

Movida por uma grande paixão pela área de proteção pública, a agente Tacia sempre teve o sonho de atuar nas ruas preservando a ordem e a segurança pública. Formada em Direito, a agente advogou por cinco anos antes de prestar o concurso público e finalmente ingressar na guarda civil.

Hoje, com três anos de corporação, Tacia acaba de se tornar a primeira mecânica de armas feminina (armeira) e instrutora de armamento e tiro feminina da GCM de Franco da Rocha, deixando seu nome marcado na história da segurança pública municipal e se tornando inspiração para tantas jovens que sonham em trabalhar na área.

Com diversos cursos no currículo, que vão de Técnicas de Algemação até Nivelamento Tático, com apenas um ano desde sua chegada à GCM, a caçula da turma, Aline Mariano, já mostra que está disposta a deixar o seu legado.

Incentivada por alguns parceiros de equipe que já tinham a especialização em Controle de Distúrbios Civis, Aline ficou impressionada pela forma como o curso agregava mais postura e entendimento das situações exigidas durante o trabalho nas ruas.

Em uma semana de curso, a agente foi uma das duas mulheres da turma entre 80 homens, porém não se intimidou e, no fim das aulas, ela estava entre os 21 formandos, sendo a primeira mulher de toda região a conseguir esse feito.

O comandante Elias parabenizou as agentes pela dedicação e esforço, e acredita que elas são exemplos para as próximas agentes da GCM de Franco da Rocha.

“Em todas as atividades, elas se mostraram muito competentes, mas, acima de tudo, elas têm vontade de crescer, e nosso trabalho nada mais é que incentivar e orientar para que consigam seus objetivos. Como diz o ditado, o exemplo arrasta, então esperamos que elas influenciem outras candidatas, e que venham com o mesmo foco e empenho”, enfatizou o comandante.

Texto: Carlos Augusto Dornelles – Foto: Orlando Junior

Publicada em • Leia mais sobre |