Parque Montreal recebe mutirão de saúde; ação disponibilizou testes rápidos de dengue e vacina contra a covid-19

Unidade móvel busca levar atendimentos de saúde para mais próximo da população

Nesta quarta-feira (28), a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, realizou um mutirão de saúde na quadra esportiva do Parque Montreal. A unidade móvel, que leva serviços médicos até a população, chegou ao bairro com testes rápidos de dengue, vacina da covid-19, pesagem do Bolsa Família e atendimentos gerais.

Na ação, os funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Marcelo Góes de Souza, localizada no Jardim dos Reis, auxiliaram os moradores com dicas de prevenção contra a dengue e demais cuidados de atenção à saúde.

Por meio dos dados gerados ao final dos serviços, a equipe de saúde realizou 149 atendimentos, em que 28 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 e 30 testes rápidos contra a dengue foram feitos.

Os moradores do bairro também fizeram a pesagem do Bolsa Família, procedimento de checagem e atualização dos dados dos beneficiários do programa.

Segundo a enfermeira da UBS do Jardim dos Reis, Alinne Torres, levar ações como essa aos bairros auxilia os moradores que não conseguem se deslocar até as unidades de saúde. “Oferecemos orientações sobre a importância dos cuidados contra o mosquito da dengue, como não deixar água parada, sobre a importância de usar repelente e sobre os sinais de alerta da doença. Levamos vacina contra a Covid e atendimento médico para um bairro distante com foco na saúde e bem-estar da população”, acrescentou.

A secretária da Saúde, Thaís Rivera, reforçou a importância da descentralização das ações de saúde em Franco da Rocha. “Esse atendimento móvel acaba facilitando o acesso aos serviços da equipe de saúde e temos a oportunidade de ampliar a mobilização da comunidade no combate à dengue”.

Além dos atendimentos, também foram distribuídos preservativos feminino e masculino e absorventes íntimos que podem ser retirados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município por meio da ação “Uma Por Todas”.

Atenção à saúde

O município de Franco da Rocha segue realizando ações para auxiliar a comunidade a se prevenir contra a dengue desde atividades didáticas nas escolas do município até campanhas de conscientização com equipes passando de casa em casa para levar informação ao cidadãos.

É importante reforçar que outras doenças também precisam ser combatidas. As Unidades Básicas de Saúde da cidade disponibilizam vacinas para quem está com a caderneta desatualizada e, recentemente, nove UBSs tiveram o horário de atendimento estendido para garantir atendimento aos pacientes que não podem procurar pelo serviço durante o horário comercial.

As unidades do Parque Vitória; Jardim Luciana; Bandeirantes; Monte Verde vão funcionar até às 22h e as unidades do São Benedito; Parque Pretória; Vila Eliza; Vila Bela; Parque Lanel; Lago Azul; Centro, Jardim dos Reis e Rosalina atenderão até às 19h.

Texto: Lívia H. Magalhães – Fotos: Orlando Junior/Lívia H. Magalhães

Publicada em • Leia mais sobre |