Nova gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma possa na Arena Ubirajara Ferreira Braga

O órgão é formado por seis conselheiras titulares e seis suplentes, além de representantes do poder público e suas suplentes

Abrindo a programação especial de março, mês dedicado às ações relacionadas ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Franco da Rocha promoveu na última sexta-feira (1) na Arena Ubirajara Ferreira Braga, a cerimônia de posse da nova gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

Veja fotos do evento.

A solenidade contou com a presença das novas conselheiras e seus familiares, de mulheres da antiga gestão, da vice-prefeita Lorena Oliveira, do deputado federal Kiko Celeguim, das secretárias da Saúde, Educação e Assistência Social, Thais Rivera, Renata Celeguim e Elaine Kipp, além dos vereadores municipais.

O CMDM é um importante espaço para a elaboração e aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas às mulheres. Com composição paritária da sociedade civil e governo municipal, a nova gestão atuará por dois anos, e tem como missão fiscalizar e participar das ações do poder público e propor novos projetos que garantam às mulheres o pleno exercício da cidadania, além der políticas que busquem igualdade de oportunidades e de direitos.

Com felicitações às novas conselheiras, a primeira presidente do CMDM, Talita Greco, lembrou de importantes projetos lançados com o apoio do conselho, como o “Uma Por Todas”, que distribui absorventes higiênicos a mulheres em situação de vulnerabilidade, o “Nosso Olhar”, que insere mulheres vítimas de violência do mercado de trabalho e a “Patrulha Maria da Penha”, que atende, acolhe e acompanha mulheres em situação de violência.

Em seguida, após a entrega dos certificados de posse, a conselheira Débora Preto representou todas as mulheres da nova gestão com a leitura de um texto que falou sobre a necessidade de igualdade de gênero e a participação das mulheres na vida política.

“Somos gratas as que vieram antes e conquistaram tantos espaços que hoje são naturais para nós, como estudar, trabalhar e participar da vida política, por exemplo. Nós, recém eleitas ao CMDM vamos trabalhar para garantir que as mulheres de Franco da Rocha tenha voz importante nessa luta por igualdade de gênero e que todos os seus direitos sejam garantidos”, disse Débora.

Patrulha Maria da Penha

Falando sobre um importante mecanismo de proteção e combate à violência contra a mulher lançado no município, o comandante da Guarda Civil Municipal, Elias Domingos de Oliveira e a inspetora Naima Albuquerque, apresentaram dados da Patrulha Maria da Penha.

O programa, lançado em 2022, acompanha mulheres em situação de violência doméstica e possuem medida protetiva. Por meio do aplicativo SOS Mulher, é possível acionar um botão do pânico que direciona uma viatura da GCM ao local onde foi solicitado. “Atualmente, 118 mulheres estão sendo acompanhadas pela GCM. Todas elas recebem a visita da nossa inspetora responsável pelo programa, Conceição Gomes”, disse Elias Domingos.

“É claro que desejamos que esse serviço seja cada vez menos solicitado, mas é importante que ele exista e que seja efetivo. Em média, nossa viatura chega para atender a mulher num prazo que varia entre dois e cinco minutos após o acionamento e isso é fundamental para salvar a vida da mulher que está frente ao seu agressor”, disse o comandante.

Para encerrar a cerimônia, o público assistiu a uma apresentação de dança com as artistas Nicole Barros e Rafaela Magalhães.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior

Publicada em • Leia mais sobre |