Mulheres atendidas pela Secretaria de Assistência Social participam de palestra sobre violência doméstica

O encontro foi realizado no Centro Social Urbano e reuniu idosas assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Na última sexta-feira (8), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, junto à Secretaria de Esporte, organizou uma palestra sobre o Dia Internacional da Mulher no Centro Social Urbano (CSU). O encontro foi direcionado às mulheres assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). 

No evento, a palestrante delegada Dra. Marilda Roman expôs que o dia oito de março não deve ser reduzido apenas a homenagens e celebrações, mas a um momento de reflexões e observações sobre os direitos femininos na sociedade.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos contribui para incentivar os grupos atendidos a lutar pelos seus direitos, liberdade e acessos. Além disso, a aproximação das idosas atendidas pelo programa a experiências esportivas impulsiona a luta dessas mulheres pelo seu crescimento na sociedade e o reconhecimento de todo o tipo de violência e as formas de denunciá-las.

A delegada abordou o tema “Violência Doméstica à Mulher Idosa”, uma realidade muitas vezes ignorada, em que mulheres enfrentam abusos físicos, psicológicos e financeiros.

Segundo a secretária adjunta da assistência social, Yngrid Padilha, palestras como esta auxiliam na disseminação da informação. “Esse tipo de evento faz com que mulheres idosas que possam estar sofrendo algum tipo de violência comecem a reconhecer o que estão sofrendo e a entender a situação como um problema. A partir daí podem buscar os serviços públicos e meios para sair da situação que está vivenciando. Elas se empoderam, se reconhecem, e criam autonomia, rompem com situações que sequer sabiam nomear”, acrescentou.

Junto à palestra, as mulheres presentes no evento realizaram uma aula de Pilates realizada pelas professoras da Secretaria de Esportes e, ao final, as convidadas foram servidas com um extenso café da manhã.

Texto e foto: Lívia H. Magalhães


Publicada em • Leia mais sobre |
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE