Prefeitura recebe doação de plataforma criada por alunos da Etec para cadastro e mapeamento de mulheres vítimas de violência doméstica

A Prefeitura e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) receberam na última sexta-feira (8), a doação da plataforma do Programa Nosso Olhar, desenvolvida por alunos da Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar. A assinatura do termo de autorização de uso do sistema aconteceu nas dependências da Etec com presença do diretor Marcelo de Oliveira, da coordenadora do programa, Polliana Moraes Dalsotto e do coordenador de Apoio e Orientação Educacional, José Carlos.

A plataforma, que será utilizado pelo Programa Nosso Olhar, auxilia no cadastro e mapeamento das mulheres em situação de violência doméstica no município para que recebam atendimento socioassistencial e sejam encaminhadas para qualificação profissional, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Regional da Prefeitura, visando a segurança e a independência financeira dessas mulheres.

Com a palavra, Polliana falou sobre a importância da implementação do novo sistema para ajudar no desenvolvimento e autonomia das vítimas, rompendo o ciclo de violência doméstica. “Todo o programa foi feito por meio de proposta do CMDM para criação de políticas públicas que ajudassem a combater a violência contra as mulheres”, revelou a coordenadora.

“É de grande valia para a administração pública ter em mãos um programa que ajude a mapear os casos de violência doméstica na cidade para proporcionar mais segurança para todas as mulheres, dando suporte e oportunidades necessárias para o seu desenvolvimento”, encerrou Polliana Dalsotto.

Programa Nosso Olhar

Instituído pela Lei Municipal nº 1.714/2023, o programa atende a três eixos: qualificação profissional, desenvolvimento de tecnologias e captação de vagas afirmativas para mulheres em situação de violência.

Na prática, as mulheres em situação de violência atendidas pelos serviços da Prefeitura serão inseridas no novo sistema e essas informações serão utilizadas para mapear os locais do município com maior índice de violência para a criação de ações de combate à violência e inserção das vítimas no mercado de trabalho, com incentivo à capacitação profissional e vagas de emprego direcionadas ao seu perfil.

A previsão é que a nova plataforma passe a funcionar a partir do segundo semestre deste ano.

Texto e foto: Carlos Augusto Dornelles