Jardim Bandeirantes recebe mutirão de combate à dengue

Durante a ação, equipes da Prefeitura realizaram visita nas casas do bairro para orientar e eliminar junto aos moradores possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura segue mobilizada no combate à dengue na cidade. No último sábado (9), foi realizada mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, desta vez no Jardim Bandeirantes, com ação casa a casa e passagem do caminhão cata-treco.

A mobilização teve como objetivo eliminar focos do mosquito e reforçar a necessidade de conscientização e apoio da população nessa luta.

O grupo, formado por agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias, enfermeiros, e funcionários responsáveis pela coleta urbana, se reuniu na Unidade Básica de Saúde do Jardim dos Bandeirantes e se dividiu para realizar um trabalho minucioso, que incluiu orientação à população, distribuição de material informativo, além de serviço cata-treco.

No total, as equipes passaram por mais de 280 casas, onde os moradores que permitiram a entrada dos agentes, receberam informações quanto aos ambientes e materiais que favorecem a proliferação do mosquito, além de bloquearem criadouros e eliminarem possíveis focos.

Durante as visitas também foram recolhidas amostras para avaliações de densidade larvária, que permite saber quais são os níveis de infestação de larvas do mosquito da dengue no local. As larvas encontradas se mostraram positivas tanto para o mosquito Aedes aegypti quanto para o Aedes albopictus, que também é um transmissor potencial de doenças como dengue, febre amarela, zika e chikungunya.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Dalmir Junior

Publicada em • Leia mais sobre