Prefeitura apresenta convênio que oferece cartas de crédito imobiliário às 70 famílias da rua São Carlos

Cada família beneficiada terá uma um valor de R$ 197 mil para a compra do novo imóvel em todo território do estado de São Paulo

A Prefeitura, por meio da Secretária de Habitação e Regularização Fundiária, realizou na última segunda-feira (11) a reunião de apresentação dos termos do convênio que oferece cartas de crédito imobiliário para as 70 famílias que perderam suas casas no núcleo São Carlos, em 2022. O evento reuniu os beneficiários na Emeb Maria Aguilar Hernandez, no Jardim dos Reis, para divulgação dos detalhes das próximas etapas.

A carta de crédito individual terá uma um valor de R$ 197 mil e possibilitará que as famílias atendidas procurem imóveis à venda em todo território do estado de São Paulo. O investimento, que conta com recursos do governo municipal e federal, será operacionalizado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).

O prefeito Dr. Nivaldo, horas antes do evento, assinou o convênio na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e falou sobre as próximas fases do atendimento às famílias para viabilização dos documentos até a compra dos imóveis.

“Esse é um momento em que sonhamos todos juntos. Foram dias incansáveis de trabalho para que todos vocês pudessem viver isso, mas vale lembrar que ainda temos muito para fazer. A equipe da Secretaria de Habitação estará atenta às demandas e acompanhará de perto caso a caso até que a sonhada chave esteja nas mãos de vocês”, ressaltou o prefeito.

Durante a reunião, as famílias receberam um “Guia Essencial Para Beneficiários do Núcleo São Carlos” que detalha cada etapa, sendo: a explicação da proposta, o processo de atendimento habitacional aos beneficiários e os documentos obrigatórios para a compra do imóvel.

Complementando as informações do guia, a superintende de Fomento Habitacional do CDHU, Lucimar Ferreira, e a Gerente de Fomento do CDHU, Cláudia Fagundes, explicaram como será a parceria entre o órgão municipal e estadual durante o processo de aquisição dos imóveis.

Maria das Neves, de 56 anos, foi moradora da São Carlos durante 15. Emocionada, ela conta o quanto sonhou com o anúncio da solução definitiva para sua nova moradia. “Nunca perdi a fé que tudo daria certo e hoje estou chorando de alegria pela primeira vez. Agradeço muito o apoio que tivemos das equipes da Prefeitura até aqui e tenho certeza que quanto antes estarei na minha nova casinha”.

Após o término do atendimento habitacional às 70 famílias do núcleo São Carlos, Franco da Rocha será o primeiro município do Brasil a concluir com sucesso esse modelo de aquisição de moradia definitiva para pessoas que perderam suas casas em áreas de risco.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior

Publicada em • Leia mais sobre