Vila Josefina recebe agentes da saúde em ação de combate à dengue

Moradores do bairro receberam os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate a Endemias (ACE) para auxiliá-los no combate contra a proliferação do mosquito dengue

No último sábado (16), a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, realizou mais uma ação pela cidade com o objetivo de identificar possíveis focos do mosquito da dengue e auxiliar os moradores a combater a doença. Dessa vez, o bairro atendido foi a Vila Josefina.

Antes de iniciarem a fiscalização, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate a Endemias (ACE) se reuniram na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Osório César, na Vila Rosalina, para seguirem as orientações sobre as visitas domiciliares organizadas pelo agente de combate a endemias e supervisor de campo da Prefeitura, José Luiz Pombo.

Segundo os dados adquiridos ao final da ação, 126 imóveis foram visitados pelos profissionais da saúde e, em 16 amostras de larvas coletadas, 100% se mostraram positivas para o Aedes aegypti.

Nos mutirões, os agentes de saúde fiscalizam os quintais das residências autorizadas (local com maior possibilidade da infestação do mosquito) e auxiliam os moradores com informações sobre formas de evitar esses locais e eliminar os focos de proliferação.

Em casos de denúncias e solicitações referentes a focos ou locais que ofereçam condições propícias à criação de mosquitos, os números 4800-1927 ou 4800-1948 são disponibilizados pelo setor de Zoonoses para atender a população.

Texto e foto: Lívia H. Magalhães

Publicada em • Leia mais sobre