Prefeitura realiza Oficina “Caminhos Participativos para a Gestão de Riscos e Desastres”

No último sábado (16), a Prefeitura, por meio da secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, realizou a oficina “Caminhos Participativos para a Gestão de Riscos e Desastres”. O encontro aconteceu na Escola Municipal José Augusto Moreira, localizada no bairro Lago Azul, com foco nas ruas Guarará, Água da Prata e Arco-íris.

A atividade contou com a participação dos moradores, equipe gestora da Secretaria de Educação e Cultura, Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. O objetivo foi realizar o mapeamento das áreas onde ocorrem deslizamentos de terra, inundações e habitações em situação de risco, com propostas de obras e estratégias de atuação, como rotas de fuga e melhorias de infraestrutura para o bairro.

A iniciativa se baseou no mapeamento comunitário participativo realizado no setor de risco, conforme delimitado no Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR, 2021), desenvolvido pelo Laboratório de Gestão de Risco (LABGRIS) da Universidade Federal do ABC (UFABC) que tem parceria com a prefeitura de Franco da Rocha.

Com cronograma pronto, todos os 28 participantes da oficina se encontraram na escola para realizar a primeira parte do mapeamento. Por lá, eles puderam compartilhar um pouco sobre quem são, suas relações com a atividade e também indicaram onde moram no grande mapa disponibilizado pelos organizadores da oficina, além de mostrar diretamente as áreas de risco conhecidas por eles.

Após a conversação, todos participantes foram conduzidos em um percurso a pé e de ônibus pela região, proporcionando uma visão ampla das áreas identificadas no mapa. Essa abordagem permitiu uma compreensão mais ampla e de maneira mais detalhada sobre quais os desafios enfrentados pela comunidade.

Por fim, os moradores contribuíram com propostas de intervenção, destacando a necessidade de projetos e obras de drenagem visando diminuir cada vez mais os riscos identificados.

Essas sugestões serão consideradas no desenvolvimento do projeto de Regularização Fundiária em andamento e no Programa Municipal de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social – ATHIS (Lei Municipal nº 1702/2023), evidenciando a importância da participação ativa da comunidade na construção de soluções que possibilitem a permanência com segurança.

Texto: Carlos Augusto Dornelles – Foto: Equipe da SEHAB

Publicada em • Leia mais sobre