“Encontro das Mulheres” na UBS do Pretória estimula segurança contra violência doméstica

Os encontros são realizados na última terça-feira de cada mês e teve um foco diferente no mês da mulher

Estimulando mais uma atividade relacionada ao mês da mulher, a Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o “Encontro das Mulheres” na Unidade Básica de Saúde do Parque Pretória.

Com o intuito de aproximar as moradoras do Parque Pretória às ações da saúde, a equipe da unidade organizou o “Grupo das Mulheres” para a discussão de assuntos sobre a saúde da mulher. Os encontros são realizados na última terça-feira de cada mês e tiveram um foco diferente no mês da mulher, abordando a violência doméstica.

Desta vez, o bate papo contou com a presença da secretária de Saúde Thais Rivera, a gestora da unidade Camila Cristina e a oficial da GCM de Franco da Rocha, inspetora Conceição, que foi convidada para palestrar sobre a valorização da mulher e segurança contra violência doméstica.

Com a palavra, Conceição ressaltou que todas as mulheres devem observar as questões de violência, que vão de agressões físicas até psicológicas.

“Cada dia e em cada caso que eu atendo, sempre falo que nós já nascemos emponderadas. E todos homens, que inclusive nasceram de uma mulher, devem nos respeitar. Não tenham medo de se impor, e não aceitem qualquer tipo de abuso, sejam vocês mesmas sempre. Ao primeiro sinal de qualquer tipo de posse ou violência, busquem suporte com profissionais”.

Finalizando a tarde, foram passadas também algumas dicas sobre planejamento familiar e gestação, visto que as gestantes são maioria nas reuniões.

Em Franco da Rocha, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) contam com a “Assistência em Planejamento Familiar”. O programa visa ampliar o acesso de mulheres e homens às informações sobre métodos contraceptivos ou o cuidado pré-natal, a partir do desejo positivo ou negativo para uma gestação, além de fornecer métodos contraceptivos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto e fotos: Carlos Augusto Dornelles

Publicada em • Leia mais sobre