Franco contra a Dengue: Jardim Luciana recebe ação em combate à doença

Mutirões tem como objetivo conscientizar a população e diminuir os focos de infestação do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue

No último sábado (23), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais um mutirão em combate à dengue. Dessa vez, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) visitaram o Jardim Luciana.

Ao final da ação, foram registrados 394 imóveis autorizados para visitação e, em 19 amostras de larvas coletadas, 53,62% se mostraram positivas para Aedes aegypti e 47,37% para Aedes albopictus, um transmissor potencial de doenças como dengue, febre amarela, zika e chikungunya.

Os mutirões têm como objetivo auxiliar a população no combate ao mosquito da dengue a partir de vistorias residenciais autorizadas e alerta sobre possíveis focos que favorecem a proliferação do Aedes aegypti.

A captação das amostras auxilia tanto os agentes de Saúde quanto a população a identificar a densidade larvária e a redobrar os cuidados para se prevenir da doença.

Além das visitas domiciliares, a Prefeitura tem adotado as estratégias do caminhão cata-treco, que recolhe materiais volumosos que podem aumentar os riscos para a doença e o fumacê, ação executada por um automóvel que emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de agrotóxico em direção às residências e elimina boa parte dos mosquitos.

Confira algumas dicas para se prevenir da doença:

• Evite água parada em pneus, latas e garrafas vazias;
  • Evite o acúmulo de água em vasos, potes e outros objetos;
  • Baldes e vasos de plantas devem estar vazios, limpos e guardados em local coberto, com a boca virada para baixo;
  • Plantas que acumulam água devem ser evitadas ou é necessário que a água seja retirada semanalmente das folhas;
  • Pratinhos de vasos de plantas devem ser limpos e receber areia até a borda para não acumular água;
  • Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Pneus devem permanecer em local coberto ou com furos para não acumular água.

Em casos de denúncias e solicitações referentes a focos ou locais que ofereçam condições propícias à criação de mosquitos, os números 4800-1927 ou 4800-1948 são disponibilizados pelo setor de Zoonoses para atender a população.

Texto e Foto: Lívia H. Magalhães

Publicada em • Leia mais sobre |