Referência: assistentes sociais do Rio de Janeiro visitam Franco da Rocha para estudar as políticas públicas de assistência da cidade

Adriano Felipe e Giselle Felipe realizaram um conteúdo audiovisual com entrevistas para compartilhar experiências e promover reflexões sobre o serviço social oferecido no município

Com pouco mais de 144 mil habitantes e cerca de 28 mil pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), Franco da Rocha vem ganhando seu espaço como referência no atendimento aos franco-rochenses em situação de vulnerabilidade social, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

E na última quinta-feira (28), para conhecer de perto como essa política pública de assistência social é oferecida na cidade, os assistentes sociais Adriano Felipe e Giselle Felipe vieram do Rio de Janeiro para realizar um estudo sobre os serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social de Franco da Rocha.

Os visitantes produziram um conteúdo audiovisual, incluindo entrevistas com a secretária de Assistência Social Elaine Kipp, a secretária adjunta da pasta, Yngrid Padilha, e funcionários do setor. O material produzido será utilizado para compartilhar experiências e promover reflexões sobre o serviço social, por meio do canal “Adriano SESO” no YouTube.

“Estamos felizes por ver como Franco da Rocha também é referenciada por quem vem de fora. Nossa cidade realiza um trabalho consistente há anos na assistência social e seguimos mantendo o compromisso de ampliar nossos atendimentos para quem mais precisa, de maneira que até mesmo para outras regiões as políticas públicas daqui têm se destacado”, ressaltou a secretária Elaine Kipp.

A visita até Franco da Rocha foi motivada pelo estudante de assistência social Salatiel Monte, que é estagiário da Secretaria de Assistência Social de Franco da Rocha. Salatiel é inscrito no canal dos profissionais e em uma live falou sobre a política de assistência social em Franco da Rocha, despertando o interesse dos cariocas.

Adriano Felipe, idealizador do projeto que promove a discussão de diversas esferas do serviço social na internet, comentou sobre a decisão de vir até Franco da Rocha. “Quando ficamos sabendo pelo Salatiel do trabalho realizado em Franco da Rocha, fizemos um estudo e ficamos encantados. É mais do que um registro sobre o que acontece nessa cidade, é uma maneira de aprender e expandir políticas públicas exemplares no serviço social para outros lugares”.

Durante a visita pelos espaços da Incubadora Municipal de Economia Solidária, localizada na sede da Secretaria de Assistência Social, os visitantes foram guiados pela diretora de Programas e Projetos Solidários do Fundo Social, Regiane Pereira, e Marilia Buonavita, coordenadora de Inclusão Produtiva.

Por fim, os profissionais acompanharam os trabalhos em alguns pontos de comercialização do Programa Municipal de Economia Solidária, como o Juquery Art Vila e o Café e Boutique Social Carlito.

Texto e fotos: Jorge Henrique Ramos

Publicada em • Leia mais sobre