Prefeitura inicia reconstrução do Centro Especializado para População em Situação de Rua

O antigo prédio foi totalmente demolido, e a nova unidade terá refeitório, sanitários com acessibilidade, lavanderia, canil e armário para armazenamento de pertences

O espaço de atendimento à população em situação de rua de Franco da Rocha está passando por reconstrução e adequação. Chamada de Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, ou Centro Pop, a unidade fica no Jardim das Jabuticabeiras e funciona como serviço especializado às pessoas que usam as ruas como espaço de moradia, ofertando atendimento social individual e coletivo, refeições, espaço para higiene pessoal, entre outras atividades de convívio e socialização.

Iniciada no mês passado, a obra vai garantir novas instalações desenvolvidas especialmente para o atendimento especializado a essa população. As equipes responsáveis pela execução da reconstrução já realizaram a demolição total do antigo prédio e trabalham agora na preparação do terreno para iniciar a construção do novo espaço.

Com a reconstrução, o Centro Pop passará a contar com recepção, sala de convivência, sala para coordenação, atendimento do CadÚnico, atendimento técnico, armário para armazenamento de pertences, cozinha, refeitório, sanitários com chuveiro, lavanderia e canil para abrigar os animais que acompanham os usuários da unidade.

Além de serviços como alimentação, banho e convivência, o Centro Pop conta com uma equipe de técnicos, psicólogos e assistentes sociais que oferecem consulta de direitos e benefícios sociais, escuta qualificada, apoio para emissão de documentos pessoais e encaminhamento para vagas de emprego.

Enquanto a readequação acontece, o atendimento à população em situação de rua segue sendo prestado em outro espaço próximo ao que está em obras, garantindo a continuidade do serviço.

Segundo a secretária de Assistência Social, Elaine Kipp, esse investimento é muito importante porque visa garantir cidadania e dignidade a pessoas que muita das vezes têm sua história anulada por intempéries da vida. “Desta forma, estamos muito felizes com esta iniciativa que fortalece o trabalho da política de assistência social com esta população”.

A previsão é que a obra seja finalizada no mês de outubro.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior


Publicada em • Leia mais sobre |
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
Atendimentos | 21 de maio
Por motivo de treinamento aos servidores municipais, o atendimento ao publico sofrerá alterações no setor de Dívida Ativa e Protocolo, com atendimento até 12h30.