UBS do Centro realiza ação do Programa de Planejamento Familiar

O programa é voltado para o fortalecimento dos direitos sexuais da população com o intuito de orientar quanto a métodos contraceptivos, prevenção de gravidez não desejada, controle de ISTs e planejamento de maternidade

Com o objetivo de auxiliar a população em relação ao fortalecimento de seus direitos sexuais e reprodutivos, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio de Paula Lima, no centro, realizou nesta quarta-feira (5), atividades voltadas ao programa de planejamento familiar.

O Programa de Planejamento Familiar consiste em um conjunto de ações criadas com o intuito de orientar mulheres e homens quanto a métodos contraceptivos, prevenção de gravidez não desejada, controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)e direito de escolha de ter filhos ou não. Para casais que desejam ter filhos, o planejamento familiar orienta sobre a importância da organização antes da chegada de um bebê.

Após o convite dos profissionais da unidade, os pacientes foram orientados sobre os procedimentos necessários sobre o uso de métodos contraceptivos, processos realizados em situação de gravidez, exames de rotina para controle da saúde sexual e agendamentos de exames na própria UBS.

Em Franco da Rocha, todas as unidades básicas contam com a assistência das equipes de enfermagem, equipe médica, psicólogos e assistentes sociais, que cuidam e auxiliam nas decisões dos pacientes. Também são disponibilizados de forma gratuita anticoncepcionais (oral ou injetável), inserção de DIU de cobre, cirurgia de vasectomia e laqueadura.

Além dos métodos contraceptivos, também são incluídos acompanhamento pré-concepcional e o cuidado pré-natal, visando a prevenção de possíveis riscos à saúde da mulher e do bebê.

Texto e foto: Carlos Augusto Dornelles


Publicada em • Leia mais sobre
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE