“Projeto Meu Primeiro Dentista”: saúde bucal é tema de palestra na UBS do centro

Durante o bate-papo, o grupo aprendeu técnicas de escovação e higiene bucal desde os primeiros meses de vida até a idade adulta, uso do fio dental e prevenção de cáries

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do centro realizou na última quarta-feira uma palestra do “Projeto Meu Primeiro Dentista”, que oferece orientação sobre saúde bucal desde os primeiros meses de vida até a idade adulta, avaliação e atendimento odontológico individual e coletivo.

Com uma conversa descontraída, guiada pela dentista Sandra Calixto e pela auxiliar Cristiany Soares, o encontro, que ocorreu por meio da Secretaria da Saúde, contou com a presença de famílias para orientá-los sobre a escovação correta, visita periódica ao dentista, uso do fio dental, consumo de alimentos que comprometem a saúde dos dentes, como doces e refrigerantes, hábitos prejudiciais como chupar o dedo e utilizar a chupeta e prevenção de cáries e outras doenças bucais.

Segundo Sandra Calixto, os pais ou responsáveis precisam levar as crianças ao dentista desde o nascimento dos primeiros dentinhos, visto que mesmo os dentes de leite também sofrem com cáries, incômodos e, se perdidos antes da hora, pode ocorrer alteração no posicionamento dentário de toda arcada.

“Muitas pessoas acham que pelo de fato de os dentes de leite caírem quando a criança chega em certa idade, não necessitam de muitos cuidados, no entanto, os dente de leite são extremamente importantes para o desenvolvimento bucal da criança, servindo de guia para um bom posicionamento dos dentes permanentes, auxiliando também na fala, respiração e mastigação dos alimentos”, enfatizou a dentista.

A dentista seguiu a palestra explicando que quanto mais cedo as crianças começam a frequentar o dentista mais se familiarizam com o ambiente e com os hábitos saudáveis de higiene bucal. “Não podemos normalizar que os pacientes procurem atendimento somente quanto sentem dor ou em casos de emergência. Sentir dor não é normal, e muitos dos problemas dentários podem ser evitados, portanto, a visita deve ser periódica”.

Com o auxílio de um modelo dental e de uma escova de dentes, a auxiliar Cristiany Soares fez uma demonstração de escovação correta e delicada, desde a gengiva até o final dos dentes e higienização da língua.

Animadas, as irmãs Talita e Patrícia Domenciano participaram de uma demonstração de visualização de placa bacteriana junto às sobrinhas e filha Isabelli, Emanuelli e Esther.

Para Talita Domenciano, a visita foi importante para ajudar as crianças a perderem o medo e mostrar que cuidar dos dentes, além de ser importante para a saúde, pode ser divertido. “Na palestra, as crianças aprenderam a escovar os dentes, foi verificado se estão com alguma cárie e precisam de tratamento, se têm algum hábito que está prejudicando os dentes, foi uma visita bem completa”.

Ao final da visita, foram feitas avaliações individuais, agendamentos para consultas e todos saíram com escovinhas de dentes para colocar em prática o que aprenderam com a palestra.

Texto e foto: Luana Nascimento


Publicada em • Leia mais sobre |
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE