Conheça o Posto de Atendimento ao Trabalhador
Em Franco da Rocha, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), vinculado à secretaria de Governo, é um espaço voltado para auxiliar quem está em busca de emprego de um modo geral e também é um serviço para quem precisa dar entrada no seguro-desemprego ou simplesmente emitir a carteira de trabalho.
O espaço tem como principal função ajudar as pessoas cadastradas a retornarem ao mercado de trabalho, visto que o sistema realiza a captação de vagas e encaminha os interessados para processos de contratação.
Como se cadastrar no PAT?
O cadastro é realizado de maneira bem simples. O interessado deve ir até o PAT, localizado na Avenida Expedicionários, 77, no Centro de Franco da Rocha, que funciona das 9h às 16h, levando os seguintes documentos:
- RG
- CPF
- Carteira de Trabalho (CTPS)
- Cartão do Pis
- Cartão Cidadão, ou qualquer outro oficial
- Comprovante de endereço atualizado
Quem preferir, pode fazer o cadastro por meio do aplicativo Sine Fácil, sem precisar ir pessoalmente até o Posto.
Ao fazer o registro, o trabalhador também responde algumas questões como:
- Cursos realizados
- Nível de escolaridade
- Se participa de programa de renda, entre outros
Com essas informações, o próprio sistema cria o perfil profissional do trabalhador e cruza as informações com o pedido do empregador.
Para ficar por dentro das oportunidades e se alguma se encaixa no perfil do candidato, o interessado passa a usar o serviço chamado “Retorno”, onde procura no PAT se surgiu alguma vaga de emprego.
Atenção: caso o trabalhador fique 90 dias sem realizar esse procedimento de retorno é necessário uma atualização do cadastro, em especial do endereço e telefone.
Outras formas de ficar por dentro das oportunidades de emprego são por meio da divulgação da prefeitura ou pelo aplicativo Sine Fácil, do MTE.
Como funciona o cadastro das empresas?
Para que uma oportunidade de emprego seja oferecida, antes de mais nada, é preciso que uma empresa necessite de novos funcionários. Portanto, um representante da companhia vai até o Posto de Atendimento ao Trabalhador, ou encaminha um e-mail e preenche uma simples ficha.
Nesse cadastramento do estabelecimento deve constar o CNPJ, Razão Social, Nome Fantasia, ramo da empresa, endereço completo, contato com os responsáveis, entre outros dados.
Disponibilidade de vagas
Após essa etapa, acontece o cadastro de vagas, com a empresa explicando o tipo de contratação, se é permanente ou temporário, o cargo, o que o empregado realizará, horário de trabalho, experiência, escolaridade, salário e incentivos são alguns dos pontos explicados.
Também é necessário que a empresa forneça informações sobre a entrevista, o data, local e endereço, além do responsável por conduzir o processo. É preciso constar também informações sobre o encaminhamento, dizendo quantas vagas são, se são de reposição ou aumento no quadro de funcionários, entre outros.