Conheça o Posto de Atendimento ao Trabalhador

Em Franco da Rocha, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), vinculado à secretaria de Governo, é um espaço voltado para auxiliar quem está em busca de emprego de um modo geral e também é um serviço para quem precisa dar entrada no seguro-desemprego ou simplesmente emitir a carteira de trabalho.

O espaço tem como principal função ajudar as pessoas cadastradas a retornarem ao mercado de trabalho, visto que o sistema realiza a captação de vagas e encaminha os interessados para processos de contratação.

Como se cadastrar no PAT?

O cadastro é realizado de maneira bem simples. O interessado deve ir até o PAT, localizado na Avenida Expedicionários, 77, no Centro de Franco da Rocha, que funciona das 9h às 16h, levando os seguintes documentos:

  • RG
  • CPF
  • Carteira de Trabalho (CTPS)
  • Cartão do Pis
  • Cartão Cidadão, ou qualquer outro oficial
  • Comprovante de endereço atualizado

Quem preferir, pode fazer o cadastro por meio do aplicativo Sine Fácil, sem precisar ir pessoalmente até o Posto.

Ao fazer o registro, o trabalhador também responde algumas questões como:

  • Cursos realizados
  • Nível de escolaridade
  • Se participa de programa de renda, entre outros

Com essas informações, o próprio sistema cria o perfil profissional do trabalhador e cruza as informações com o pedido do empregador.

Para ficar por dentro das oportunidades e se alguma se encaixa no perfil do candidato, o interessado passa a usar o serviço chamado “Retorno”, onde procura no PAT se surgiu alguma vaga de emprego.

Atenção: caso o trabalhador fique 90 dias sem realizar esse procedimento de retorno é necessário uma atualização do cadastro, em especial do endereço e telefone.

Outras formas de ficar por dentro das oportunidades de emprego são por meio da divulgação da prefeitura ou pelo aplicativo Sine Fácil, do MTE.

Como funciona o cadastro das empresas?

Para que uma oportunidade de emprego seja oferecida, antes de mais nada, é preciso que uma empresa necessite de novos funcionários. Portanto, um representante da companhia vai até o Posto de Atendimento ao Trabalhador, ou encaminha um e-mail e preenche uma simples ficha.

Nesse cadastramento do estabelecimento deve constar o CNPJ, Razão Social, Nome Fantasia, ramo da empresa, endereço completo, contato com os responsáveis, entre outros dados.

Disponibilidade de vagas

Após essa etapa, acontece o cadastro de vagas, com a empresa explicando o tipo de contratação, se é permanente ou temporário, o cargo, o que o empregado realizará, horário de trabalho, experiência, escolaridade, salário e incentivos são alguns dos pontos explicados.

Também é necessário que a empresa forneça informações sobre a entrevista, o data, local e endereço, além do responsável por conduzir o processo. É preciso constar também informações sobre o encaminhamento, dizendo quantas vagas são, se são de reposição ou aumento no quadro de funcionários, entre outros.


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