Prefeitura tira de circulação veículos escolares irregulares

A Prefeitura de Franco da Rocha, por intermédio de sua Diretoria de Trânsito, continua a fiscalização dos veículos escolares que circulam no município. Além disso, conta com a participação dos pais que ao observar quaisquer irregularidades, devem contatar imediatamente o departamento para tomadas de providências cabíveis.

Vans escolares particulares, que transportam diariamente inúmeras crianças franco-rochenses para as mais diversas escolas da cidade, são analisadas e sua segurança destacada. Blitzes vem sendo realizadas e os veículos que não estiverem com a situação regularizada sairão de circulação até que a situação seja resolvida pelos condutores e proprietários.

Na quarta-feira (13), duas vans foram recolhidas. Entre as irregularidades estão a documentação atrasada e a má-conservação do veículos e a falta de licença para transportar crianças. Os carros foram apreendidos pela fiscalização que agradeceu a participação dos pais que denunciaram as irregularidades.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor de veículo destinado à condução de escolares deve satisfazer os seguintes requisitos: I – ter idade superior a vinte e um anos; II – ser habilitado na categoria “D”; III – ser aprovado em curso especializado, comprovado através da apresentação de credencial expedida pela Divisão de Educação de Trânsito do DETRAN/SP; IV – não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses; e V – apresentar certidão negativa do registro de distribuição criminal, relativa aos crimes de homicídio, roubo, estupro e corrupção de menores, renovável a cada cinco anos (art. 329 do C.T.B.).

É importante ressaltar que os pais escolham bem os meios de transporte que conduzirão seus filhos diariamente, requerendo segurança maior e melhor conforto. Em caso de dúvidas ou denúncias, a respeito de maus profissionais, falta de manutenção, falta de conservação e limpeza dos veículos, número excessivo de alunos e falta de monitores, a Diretoria de Trânsito atende e informa pelo telefone 4443-1722.