Servidores municipais participam de palestra sobre assédio moral no ambiente de trabalho

Nesta manhã de terça-feira (22), a prefeitura, por meio da Secretaria de Gestão Pública, realizou para os funcionários municipais a primeira palestra da “Semana Interna de Saúde e Segurança no Trabalho”, que abrangeu o tema “Assédio Moral no Trabalho”.

O encontro que reuniu mais de 60 funcionários, debateu pontos importantes sobre a conduta profissional e segurança do trabalho. Veja como foi a atividade

O Secretário Jurídico, Paulo Mancz, orientou os participantes sobre a importância de evitar conflitos no ambiente de trabalho, explicando o que se caracteriza como assédio moral. “Se houver algum problema leve ao seu superior hierárquico, a ouvidoria do município e também ao setor jurídico. O assédio moral pode ser configurado por tudo que afeta a dignidade de uma pessoa”, concluiu.

O encontro também alertou os servidores sobre segurança no ambiente profissional e o Técnico de Segurança do Trabalho, Rodrigo Magalhães fez a orientação de algumas questões básicas, além de responder algumas perguntas que surgiram no decorrer da palestra.

Neste bloco, a arquiteta e funcionária da Secretária de Infraestrutura, Eliane Oliveira, sugeriu a possibilidade de levar aos funcionários mais conhecimento na área, “Capacitar um grupo de pessoas de cada setor, para as questões de primeiros socorros seria válido para todas as secretarias”.

Os participantes receberam uma cartilha detalhada com informações de assédio moral e conhecimentos básicos de acidente de trabalho.

Próximas atividades

Os servidores contarão com outra palestra na quarta-feira (23), às 10h, que trará o tema “Ergonomia e seus benefícios”, com encerramento às 11h.

E na quinta-feira (24), às 10h, o tema é “Drogas lícitas e não lícitas”. Ambas acontecerão no auditório da Secretaria da Educação, na Rua Cinco de Maio, nº 97, Centro.

(Texto e fotos: Gabriella Oliveira)