Café Julino da Guarda Civil Municipal (GCM) promove integração entre os agentes

A semana começou mais animada na sede da Guarda Civil Municipal (GCM) de Franco da Rocha. Para promover a integração e motivar os agentes, a corporação realizou na segunda-feira (1º), um café julino com direito a comidas típicas, quadrilha e uma apresentação teatral.

Realizada pela prefeitura, por meio das Secretarias de Governo e Cultura, a festa reuniu cerca de 50 agentes e seus familiares. O prefeito Kiko Celeguim e o secretário de governo, Luis Fernando Rodrigues também estiveram presentes para prestigiar o evento.

O ponto alto da manhã ficou por conta do teatro realizado pelos agentes, que teve como tema um casamento caipira. O teatro foi dirigido pelo professor Luciano Freire e encenado por oito agentes da guarda, devidamente caracterizados para a festa.

Segundo a inspetora da guarda, Conceição Gomes, o objetivo principal da ação foi o de proporcionar um momento de união e confraternização da equipe. A agente também coordena o Projeto Força Jovem e Fora das Sombras, do Grupo de Ações Educativas e Preventivas da GCM, que realiza palestras e ações educativas nas escolas do município.

O foco do Força Jovem é a conscientização dos adolescentes para a prevenção às drogas e ao uso de entorpecentes. Já o segundo projeto tem como objetivo auxiliar as crianças a identificarem diferentes tipos de situações que podem acontecer dentro e fora de casa, como bullying e violência.

Conceição explicou que encenar a peça durante a apresentação teatral não foi um problema para o grupo. “Nas ações do Fora das Sombras nós também fazemos um teatro para as crianças. É um trabalho muito importante porque conseguimos abordar assuntos delicados de uma forma descontraída, despertando o interesse dos alunos para que saibam reconhecer os perigos aos quais podem ser expostos”, explicou.

E como não poderia faltar, o “Café Julino da GCM” terminou com uma divertida quadrilha ao som das canções clássicas do universo sertanejo e caipira.

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior)