GCM intensifica fiscalização de comércio e circulação de pessoas para coibir a disseminação do Coronvírus

A prefeitura de Franco da Rocha vem intensificando as ações de combate ao Coronavírus no município. Entre as medidas adotadas está a fiscalização do comércio e das ruas da cidade, para reduzir aglomeração de pessoas e garantir o cumprimento das determinações de higiene por parte de dos estabelecimentos autorizados a funcionar.

O agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) dobraram o turno de trabalho e estão visitando estabelecimentos comerciais para orientar e assegurar a execução das ações anunciadas pela administração municipal por meio dos decretos 2883/2020 e 2891/2020.

Entre as determinações está obrigatoriedade de uso e fornecimento de máscaras e material de higiene para os funcionários dos estabelecimentos comerciais; disponibilização de álcool gel para os clientes; higienização frequente de superfícies e objetos manipulados; organização e controle do fluxo de entrada e saída de clientes, divulgação de medidas de informações e prevenção à Covid-19 e distanciamento de no mínimo 1 metro entre as pessoas em filas de entrada ou no caixa. Para os supermercados, a regulamentação permite a entrada de apenas 10 clientes por caixa de atendimento.

Além disso, a GCM também tem deslocado parte de seu efetivo para percorrer os bairros da cidade atendendo ao chamado e denúncias de moradores sobre aglomerações de pessoas em festas e reuniões.

Fiscalização e orientação

De acordo com a Guarda, entre os dias 20 de março, quando foi decretada a quarentena na cidade, até o dia 22 de abril, foram recebidos mais de 3 mil chamados por parte dos munícipes. Neste mesmo período houve 620 atendimentos de perturbação de sossego, tráfico, entre outras denúncias. Esses números correspondem a chamados atendidos in loco, porque alguns casos, como os de dúvidas e orientações sobre as determinações neste período de pandemia, são feitas por telefone.

Durante a ação nos comércios são verificados alvará de funcionamento, se a atividade do comércio está autorizada a funcionar e se estão sendo cumpridas as ações de limpeza no interior e no exterior dos comércios.

Os agentes da Guarda Civil Municipal também receberam formação com os membros da Vigilância Epidemiológica do município, na qual foram estabelecidos os protocolos de higiene que devem ser adotados neste momento de pandemia. É importante ressaltar que todo o efetivo trabalha com máscaras, álcool gel e luvas para garantir a saúde dos colaboradores e dos cidadãos.

A prefeitura ressalta que os estabelecimentos que não cumprirem a nova medida estão sujeitos a multa e até mesmo fechamento do comércio. As denúncias de estabelecimentos em desacordo com as regras ou de aglomerações devem ser feitas pelos telefones: 153 ou 4811-1558, o atendimento funciona 24 horas por dia.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Karina Müller