Guarda Civil Municipal participa de estágio de qualificação profissional com equipe do Parque Estadual do Juquery

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Franco da Rocha participou na última sexta-feira (10), de um Estágio de Qualificação Profissional (EQP) realizado em parceria com o Parque Estadual do Juquery (PEJy). Com temática voltada a proteção da natureza e conhecimentos sobre a fauna e flora do parque e de toda região, o curso visa aprofundar a formação do efetivo da GCM na conservação da natureza e no combate aos crimes contra a fauna e a flora, visto que a cidade em sua totalidade é o ambiente de trabalho da GCM. Veja fotos da atividade.

Além da fauna e flora local, foram abordados o histórico do PEJy e do Complexo Hospitalar do Juquery, problemas ambientais, biomas (Cerrado e Mata Atlântica), incêndios florestais, educação ambiental, unidades de conservação, entre outros. No total, mais de 40 agentes participaram do estágio, divididos em vários grupos.

“A GCM de Franco da Rocha tem uma parceria muito antiga com o Parque Estadual do Juquery, em que fazemos muitas ações de fiscalização em terra e água, além do trabalho de limpeza da represa Paulo de Paiva Castro, que realizamos duas vezes no ano. Também efetuamos o trabalho em conjunto de resgate e soltura de fauna silvestre”, explicou o monitor ambiental do PEJy, Anderson Luiz, que estava na organização e orientação dos profissionais.

O Parque Estadual do Juquery abriga o último grande remanescente de Cerrado da Região Metropolitana de São Paulo, por isso, é importante preparar os profissionais para qualquer situação que possa acontecer na região, explicou o GCM Celso Donizetti.

“É maravilhoso participar de ações como essa porque a gente pode adquirir bastante conhecimento, e conseguimos nos preparar melhor para possíveis eventualidades. A importância ambiental que Franco da Rocha tem é absurda, especialmente na questão do Cerrado, então cabe a nós ajudar a cuidar e manter esse último remanescente intacto para moradores e turistas que quiserem conhecer essa riqueza natural”, disse o agente Donizetti.

O planejamento da GCM é que todo o efetivo participe do estágio, e os agentes que ainda não iniciaram devem começar já na próxima semana.

Texto: Carlos Augusto Dornelles – Foto: Orlando Junior