Guarda Civil Municipal realiza treinamento de direção defensiva

Com o intuito de auxiliar e melhorar o deslocamento das rondas escolares de Franco da Rocha em situações emergenciais, a Guarda Civil Municipal (GCM) realizou na última quinta-feira (20), um treinamento de direção defensiva com o uso de slalom (ziguezagues) no pátio em frente à Fatec.

O treinamento foi direcionado aos dez agentes responsáveis pelas rondas escolares do município, que atendem as unidades e buscam manter um diálogo frequente com a comunidade escolar.

Confira imagens da atividade.

O exercício, que buscava trabalhar foco, agilidade e o reflexo dos motoristas, foi realizado em um circuito onde cones e pneus, que simulavam pedestres e ciclistas, foram espalhados pela rua e, em determinado momento do percurso, eram soltos próximos ao carro em movimento.

Escola Segura

Por meio de um aplicativo exclusivo da GCM utilizado para alertar ocorrências dentro das escolas e que já está em funcionamento, todas as unidades escolares poderão utilizá-lo em casos de emergência, onde, uma vez acionado, dispara um alarme na central de monitoramento da GCM, abre um pop-up nas telas de comando já com a localização em tempo real de quem acionou e imediatamente uma viatura é enviada para o local da ocorrência.

Segundo o Comandante da Guarda Civil Municipal de Franco da Rocha, Elias Domingos, o sistema de monitoramento das escolas, que abrange o treinamento dos guardas municipais, consiste no patrulhamento por videomonitoramento, cuja finalidade é certificar que não há nenhum problema nas unidades escolares no dia a dia.

Ao compartilhar suas considerações sobre o exercício com a equipe, o guarda civil Gessé Pereira de Souza, responsável por comandar a atividade, expressou como é importante que cada agente saiba controlar suas emoções em ocorrências reais, já que essas situações sempre abrangem muita adrenalina.

Além disso, o GCM mencionou que situações adversas, (fatores que podem interferir na forma do motorista dirigir, como chuvas ou tempestades) devem ser sempre analisadas, para garantir a prevenção de possíveis acidentes.

“É necessário ter um cuidado redobrado nessas situações. A atividade serve para que vocês entendam que obstáculos sempre aparecem e devem ser enfrentados. Vamos evitar acidentes e ultrapassar qualquer empecilho, mas sempre com muito cuidado e atenção, para que a nossa ocorrência seja sempre atendida”, expressou o Guarda Civil Gessé.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Orlando Junior