UBS do Mato Dentro realiza palestra de conscientização sobre a campanha Outubro Rosa

Desde os anos 90, o mês de outubro é associado à cor rosa devido à campanha de conscientização para o controle e prevenção do câncer de mama.

Dessa forma, com intuito de expandir as informações sobre a doença para um grande número de mulheres, a Prefeitura, junto à Secretaria da Saúde, realizou na última sexta-feira (6), uma palestra para a discussão e conscientização sobre a campanha Outubro Rosa na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Mato Dentro, localizada na Estrada Ettore Palma.

O evento contou com a presença de mais de 20 mulheres, que foram instruídas sobre a importância do autoexame das mamas, faixa etária para mamografia e casos extremos de hereditariedade. Os responsáveis por comandar a palestra foram o enfermeiro da unidade, Rafael Ferdinando Simões, e a Dra. Sandra Romão, médica clínica geral que também atua na unidade por meio do Programa Mais Médicos.

Segundo o enfermeiro Rafael Simões, é de extrema importância que palestras sobre causas tão importantes sejam levadas aos bairros do município. “Palestras como esta favorecem o aprendizado em massa, o conhecimento acaba sendo replicado pelo ouvinte e, consequentemente, favorece a procura pela prevenção de doenças e mais atenção à saúde”, expressou o profissional.

Outubro Rosa

O “Outubro Rosa” é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama criado no início da década de 1990. É conhecido mundialmente como um mês formado por ações voltadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

No caso da prevenção, o autoexame é um meio de auxílio às mulheres a terem conhecimento de seu próprio corpo, o que pode levá-las a procurar um profissional em casos de suspeita da doença. No entanto, segundo o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o método não substitui o exame clínico das mamas e a mamografia ainda é o exame mais indicado para identificar a doença precocemente, aumentando as chances de cura. Mas é importante que as mulheres conheçam seus corpos; veja como realizar o autoexame:

Em pé: de frente para o espelho, observar o bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas. Em seguida, levantar os braços e verificar se há alguma alteração;
Deitada: apalpar a mama esquerda com a mão direita com movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos. O mesmo se faz com o outro lado;

No banho: com a pele molhada ou ensaboada, elevar o braço direito e apalpar a mama suavemente com a mão esquerda estendendo até a axila. O mesmo se faz com o outro lado.

Em caso de identificação de qualquer alteração, busque ajuda médica. Neste mês, a Prefeitura está realizando uma série de ações de prevenção ao câncer de mama, incluindo coleta de papanicolau, exames de ultrassonografia de mama e ultrassonografia transvaginal nas unidades de saúde. Clique aqui para conferir a programação.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Equipe de Saúde

Atendimentos | 21 de maio
Por motivo de treinamento aos servidores municipais, o atendimento ao publico sofrerá alterações no setor de Dívida Ativa e Protocolo, com atendimento até 12h30.