Palestra de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama reúne grande número de mulheres na UBS do Parque Vitória

Para dar continuidade aos eventos de conscientização sobre a prevenção e controle do câncer de mama, a Prefeitura, junto à Secretaria da Saúde, organizou mais uma palestra para discussão do tema. Dessa vez, a atividade foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Vitória e contou com a presença de mais de 100 mulheres.

Durante a palestra, os profissionais da saúde Nemias Martins da Silva, enfermeiro e gerente da unidade, e a fisioterapeuta representante do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), agora conhecido como eMulti, Loredana Hegedus, discutiram questões de prevenção ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero.

As mulheres presentes foram direcionadas e orientadas acerca dos mitos e verdades sobre a doença, além de compartilharem vivências e relatos sobre o enfrentamento ao câncer de mama.

A conversa reforçou a importância da realização de exames preventivos com atenção na periodicidade, assiduidade e a relevância da prática de atividades físicas, que foi explicada pelo educador físico Aguinaldo Piques, que também proporcionou alongamentos e dinâmicas às participantes.

“A nossa UBS não é só um lugar de curativo, mas um lugar de convívio que busca manter os nossos pacientes sempre próximos para a uma constante troca de informações, cuidado e atenção”, explicou o gestor da unidade, Nemias Martins, onde são organizados grupos de atividade física, apoio à gestantes, idosos, apoio psicológico, entre outros.

A atividade em conjunto entre os profissionais da unidade resultou na disponibilização de brindes para as participantes, dinâmicas divertidas e fortalecimento das informações necessárias sobre o câncer de mama.

O grande número de mulheres presentes no evento pode ser explicado pela realização da Estratégia Saúde da Família (ES), um modelo assistencial da Atenção Básica realizado pela UBS do Parque Vitória, em que os agentes comunitários da saúde fazem visitas constantes aos moradores do bairro, com o intuito de aproximar os serviços da unidade à saúde da vizinhança.

“As informações que passamos aqui são disseminadas de casa em casa, então cada agente comunitário da saúde tem um papel muito importante. Nesse caso, deixamos claro que o autoexame é importantíssimo, mas o exame preventivo com um olhar clínico de um profissional é essencial”, explicou o gestor Nemias Martins.

A UBS do Parque Vitória fica localizada na rua Luís Coutinho de Abreu e funciona das 7h às 19h.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Equipe UBS do Parque Vitória

Atendimentos | 21 de maio
Por motivo de treinamento aos servidores municipais, o atendimento ao publico sofrerá alterações no setor de Dívida Ativa e Protocolo, com atendimento até 12h30.