Outubro Rosa da Saúde Mental reforça a importância do autocuidado com atividades durante o dia

Na última terça-feira (17), aconteceu o evento Outubro Rosa da Saúde Mental no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Luiz Marcelo Mazarini Novaes, onde foram realizadas atividades com os usuários e seus familiares. O principal objetivo foi promover a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama.

Com a organização coletiva das gestoras e técnicos de cada equipamento da saúde mental, o evento contou com a presença de usuários dos Caps Infantojuvenil Edivaldo dos Santos Costa, Caps Álcool e Drogas, Residências Terapêuticas, além do Centro de Atenção à Saúde da Mulher Enfermeira Nely Aparecida Quintanilha Lambert.

A abertura foi feita pela gestora da Casa da Mulher, Caroline Padilha, que passou orientações sobre a importância da realização dos exames de rotina, como Papanicolau, mamografia, ultrassonografia, entre outros, além de esclarecer dúvidas, tanto das pacientes como das funcionárias.

Durante o bate-papo, todas as convidadas conheceram na prática como realizar o autoexame de mama com um seio de silicone disponibilizado pelas servidoras para que elas aprendessem os movimentos corretos para detecção de nódulos.

A tarde foi finalizada com a professora de dança da Secretaria de Esportes Mislene Alves, que organizou um “aulão de zumba” para os presentes. Além de divertida, a zumba é um exercício físico que melhora a saúde, coordenação motora, agilidade e o equilíbrio.

“Muitas aqui se preocupam com seus amigos e familiares, mas acabam se esquecendo delas mesmas, que devem estar em primeiro lugar. Se você não tira um tempo para cuidar da própria saúde, como vai conseguir pensar em outras coisas? Jamais devemos esquecer dos nossos autocuidados”, comentou Caroline.

Ao final das atividades as servidoras ainda disponibilizaram gratuitamente o agendamento dos exames papanicolau e mamografia, que devem ser feitos já neste próximo sábado (21), das 8h às 14h, na Casa da Mulher.

Para as mulheres que desejam realizar seus exames neste sábado, é só comparecer com RG e cartão do SUS na Casa da Mulher que, fica na rua Joaquim Nunes Pereira, s/n – Centro, dentro da Praça da Saúde. Não é necessário agendar horário ou levar guia médica. Para realizar a mamografia é necessário que a mulher tenha idade entre 50 a 69 anos; já para fazer o papanicolau, a idade indicada para as mulheres é de 25 a 64 anos.

Texto e foto: Carlos Augusto Dornelles

Atendimentos | 21 de maio
Por motivo de treinamento aos servidores municipais, o atendimento ao publico sofrerá alterações no setor de Dívida Ativa e Protocolo, com atendimento até 12h30.