Ancestralidade: Compir realiza plantio de Baobá no Juquery para o mês da consciência negra

Na última segunda-feira (6), o Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (Compir), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura, realizou uma cerimônia de plantio de Baobá no Complexo Hospitalar do Juquery, marcando mais uma ação no mês da consciência negra. A árvore, símbolo de resistência e cultura africana, foi plantada em uma atividade que reuniu membros do conselho, autoridades e ativistas.

Veja fotos do evento.

A Baobá, também conhecida como “árvore da vida”, tem um profundo significado em várias culturas africanas, sendo associada à ancestralidade e à conexão com as raízes. Com o plantio no Complexo Hospitalar do Juquery, o Compir busca simbolizar o compromisso da cidade com a promoção da igualdade e a importância da história afro-brasileira na formação da sociedade local.

O presidente do Compir, Adilson Almeida, o 4P, fez um discurso enfatizando a importância do evento para a história cultural de Franco da Rocha. “A árvore da Baobá é um símbolo de nossa diversidade e resiliência. E este plantio é um passo significativo em nossa jornada para uma sociedade mais justa, igualitária e próspera”, afirmou.

Com a história ligada à saúde mental e ao tratamento de pacientes com transtornos psiquiátricos, a cerimônia enfatizou a oportunidade de ressignificar o papel do Complexo Hospilar do Juquery na comunidade franco-rochense. “Quando o Juquery terminou de ser construído, em 1898, a abolição da escravidão no Brasil tinha acontecido há apenas dez anos. Ou seja, muitas mãos negras foram responsáveis por trabalhar aqui e levantar esse lugar. O povo negro é parte da história de Franco da Rocha”, disse o secretário executivo do gabinete, Marcus Brandino.

A cerimônia incluiu cantos, danças tradicionais e rituais simbólicos, tornando-se uma celebração da rica herança cultural afro-brasileira. A Baobá agora ficará próxima ao Centro de Vivência em Múltiplas Linguagens Raimunda Assunção dos Santos, como um monumento vivo da luta pela igualdade racial e da importância de preservar e celebrar a diversidade cultural. Uma muda de baobá também será enviada para cada cidade que compõe a bacia do Juquery, simbolizando a fraternidade.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior